Portugal foi o país escolhido pela Organização Mundial de Saúde (OMS) para o lançamento do Plano de Ação Mundial para a Promoção da Atividade Física 2018-2030. O Ministro da Saúde, Adalberto Campos Fernandes, o Diretor-Geral da OMS, Tedros Adhanom Ghebreyesus e o Presidente da Federação Portuguesa de Futebol, Fernando Gomes, estarão presentes no lançamento do Plano de Ação Mundial para a Promoção da Atividade Física 2018-2030 da Organização Mundial de Saúde, na Cidade do Futebol, a decorrer hoje, dia 4 de junho, pelas 18 horas.
Na iniciativa coorganizada pela OMS, Ministério da Saúde e Federação Portuguesa de Futebol (FPF) marcarão também presença altos dirigentes políticos como o Primeiro-Ministro, António Costa, o Ministro da Educação, Tiago Brandão Rodrigues bem como outras personalidades de relevo nacional e internacional.
«Pessoas Mais Ativas para um Mundo Mais Saudável» foi o mote escolhido pela OMS para este Plano que dará orientações claras aos países para promoverem, numa lógica intersectorial e de saúde em todas as políticas, a atividade física junto das populações, nomeadamente através da criação de ambientes seguros e acessíveis, para pessoas de todas as idades.
No decorrer do dia será ainda apresentada a nova campanha nacional de promoção da atividade física e será assinado um protocolo de promoção de hábitos de vida saudáveis, com cerca de quatro dezenas de municípios.