05/06/2018
O Diretor-Geral da Organização Mundial da Saúde (OMS), Tedros Adhanom Ghebreyesus, visitou, no dia 4 de junho, a Unidade de Saúde Familiar (USF) da Baixa, em Lisboa na companhia de Adalberto Campos Fernandes, Ministro da Saúde, e de Luís Pisco, Presidente da Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo (ARSLVT). A visita teve como objetivo dar a conhecer uma unidade dos cuidados de saúde primários no centro histórico de Lisboa.
O Coordenador da unidade de saúde, Martino Gliozzi, explicou ao Diretor-Geral da OMS os princípios orientadores das USF e a realidade de uma unidade onde se conjuga a tradição com a modernidade, a cultura portuguesa com a cultura de quase 100 nacionalidades diferentes. Tudo porque 30% da população inscrita da USF da Baixa são imigrantes, com especial relevo para pessoas oriundas do Bangladesh, Nepal, Brasil, Índia e China.
Trabalho em equipa, empoderamento do utente, formação pré e pós-graduada, indicadores de desempenho e projetos de promoção da literacia em saúde e da equidade de acesso foram os eixos centrais da apresentação a cargo dos profissionais de saúde da USF da Baixa.
No final da visita, Tedros Adhanom Ghebreyesus salientou a ideia de mudança na prestação de cuidados implícita a este modelo e congratulou os presentes pelo trabalho desenvolvido ao nível dos cuidados de saúde primários.
Para saber mais, consulte:
Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo, IP – http://www.arslvt.min-saude.pt/