Adesão à EATRIS: Portugal entra na rede de investigação clínica internacional

07/06/2018

Portugal aderiu à EATRIS (European Infrastructure for Translational Medicine), uma rede europeia de investigação clínica e de medicina translacional, que reúne 12 países e mais de 80 infraestruturas.

A Presidente Infarmed, Maria do Céu Machado, integra o órgão de governação da estrutura, em representação do ministro da Saúde, Adalberto Campos Fernandes.

De acordo com o Infarmed – Autoridade Nacional do Medicamento e Produtos de Saúde, IP, trata-se de uma tipologia de investigação que facilita a transferência das descobertas científicas para as práticas e intervenções no dia-a-dia. Esta investigação responde a dúvidas concretas colocadas pelo médico relativamente a situações clínicas específicas.

Na reunião que decorreu a 28 de maio esteve também presente o Health Cluster Portugal. Com a adesão à rede, que pode atrair mais investigação para Portugal, os centros especializados na área, hospitais e centros académicos clínicos portugueses vão poder candidatar-se e integrar projetos de investigação conjuntos. Desta forma irão ter impactos positivos:

  • Na sua capacitação, integração das melhores práticas e na sua promoção junto dos pares.
  • No incremento da prestação de serviços científico-tecnológicos sobretudo às multinacionais das áreas farmacêuticas, da biotecnologia e das tecnologias médicas;
  • No incremento do acesso a fundos internacionais de I&D, designadamente a fundos provenientes de programas europeus e da indústria;
  • Na criação de emprego qualificado;
  • E/ou na melhoria no acesso pelos cidadãos a terapias inovadoras, pela atração de ensaios clínicos para Portugal.

A representação de Portugal poderá ser reforçada com a Agência de Investigação Clínica e Inovação Biomédica (AICIB), cujos estatutos estão a ser ultimados.

Enquanto 12.º membro da EATRIS, Portugal vai integrar a estrutura decisória da EATRIS- ERIC, o Board of Governors, e participar de imediato em todas as suas tomadas de decisão.

Para saber mais, consulte:

Infarmed > www.infarmed.pt


Portugal entra na rede de investigação internacional EATRIS

Hospitais e centros devem candidatar-se

07 jun 2018

Portugal integrou uma rede europeia de investigação clínica e de medicina translacional, uma tipologia de investigação que facilita a transferência das descobertas científicas para as práticas e intervenções no dia-a-dia. Esta investigação responde a dúvidas concretas colocadas pelo médico relativamente a situações clínicas específicas.

A Presidente do Infarmed, Maria do Céu Machado, integra o Board of Governors (órgão de governação) em representação do ministro da Saúde, Adalberto Campos Fernandes. Com a adesão à rede, que pode atrair mais investigação para Portugal, os centros especializados na área, hospitais e centros académicos clínicos portugueses vão poder candidatar-se e integrar projetos de investigação conjuntos. Desta forma, irão ter reflexos positivos na criação de emprego, integração de melhores práticas ou no acesso a fundos internacionais.

Leia mais no comunicado em anexo.