Ébola na República Democrática de Congo – Atualização 8 de junho

Ébola na República Democrática de Congo - Atualização 8 de junho

No dia 10 de maio de 2018, a Organização Mundial da Saúde reportou um surto de Ébola na República Democrática do Congo, na província de Equateur (Bikoro, Iboko e Wangata).  Este é o 9º surto de Ébola que ocorre naquele País, onde o vírus foi identificado pela primeira vez em 1976.

A Organização Mundial da Saúde e outros parceiros internacionais estão a apoiar as autoridades da República Democrática do Congo na resposta ao surto, com disponibilização de recursos humanos, financeiros e material médico para prevenção e tratamento da doença, incluindo vacinação dos contactos próximos.

Foram implementadas medidas de exit screening nos aeroportos de Kinshasa e Mbandaka.

Para o Centro Europeu de Prevenção e Controlo de Doenças, a confirmação de casos no centro urbano de Mbandaka e na zona do lago Tumba, áreas com ligação ao Rio Congo, aumenta o risco de disseminação a outras províncias daquele País e aos países vizinhos, nomeadamente à República do Congo e República Centro Africana. O risco de exposição dos cidadãos europeus que vivam ou viajem para áreas em que não tenham sido notificados casos é atualmente considerado muito baixo.

Os cidadãos que residam ou visitem as áreas afetadas pelo surto têm baixo risco de serem infetados, se adotarem as precauções recomendadas: evitar contato com doentes sintomáticos, cadáveres e respetivos fluidos corporais; evitar contato com animais selvagens (incluindo primatas, antílopes, roedores e morcegos), vivos ou mortos; evitar o consumo de carne de animais selvagens (“bush meat”); e higienização regular das mãos, entre outras.

A Organização Mundial da Saúde não recomenda restrição de viagens ou de trocas comerciais relativamente à República Democrática do Congo.

A Direção-Geral da Saúde está a acompanhar a evolução da situação e divulgará informação sempre que necessário.

Saiba mais:
http://www.who.int/ebola/situation-reports/drc-2018/en/

Mais informações em aqui.