Seminário “Integridade científica: liberdade e responsabilidade” a 14 de Junho em Lisboa

imagem do post do Seminário “Integridade científica: liberdade e responsabilidade”

07-06-2018

“Integridade científica: liberdade e responsabilidade” é o título da segunda edição dos Seminários Ricardo Jorge 2018, que decorre, dia 14 de junho, às 14:30, no auditório do Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge em Lisboa. O seminário visa refletir sobre conceitos, definições e causas tentando entender a forma como a integridade científica pode e deve ser gerida no contexto nacional, tendo como base o “The European Code of Conduct for Research Integrity” e a recente recomendação do Conselho Nacional de Ética para as Ciências da Vida.

Com entrada livre a todos os interessados, o seminário “Integridade científica: liberdade e responsabilidade” contará com a apresentação de Ana Sofia Carvalho (Instituto de Bioética da Universidade Católica Portuguesa, Porto) e comentários de Célia Ventura (Departamento de Genética Humana do Instituto Ricardo Jorge). A iniciativa será também transmitida por videoconferência no Centro de Saúde Pública Doutor Gonçalves Ferreira no Porto.

As orientações daquilo que deve constituir uma conduta responsável em investigação seguem diferentes modelos: algumas têm enquadramento legal ou aparecem vertidas nas políticas das instituições e têm de ser seguidas, outras, aparecem em códigos e guias de conduta e devem ser seguidas, e outras ainda, embora não estejam formalmente instituídas, são, presumivelmente, assumidas e transmitidas de forma informal entre investigadores e pelos tutores/orientadores.

Uma definição de conduta responsável em investigação científica, apresentada pelo “Office of Research Integrity”, inclui a “condução de investigação de forma a garantir as responsabilidades profissionais do cientista contribuindo para a perpetuação da ciência como empreendimento de alto prestígio social”. A responsabilidade em investigação encontra-se por sua vez enquadrada na matriz da integridade e da ética; a conduta responsável pode referir-se a situações relativas às questões de integridade científica e a questões de ética na investigação científica.

O Instituto Ricardo Jorge está a promover ao longo do ano, no seu auditório em Lisboa, um ciclo de seminários sobre ciência e saúde pública. Estes seminários têm como objetivo estimular a discussão sobre temas de interesse para as atividades do Instituto, para a ciência e para a saúde pública nacional e global, assim como divulgar interna e externamente algum do trabalho desenvolvido, trazendo novas perspetivas, saberes e ideias que possam melhorar as atividades realizadas.