12/06/2018
O Ministro da Saúde, Adalberto Campos Fernandes, participa na reunião regional de alto nível da Organização Mundial da Saúde (OMS), a decorrer, nos dias 13 e 14 de junho, em Tallinn, Estónia.
No âmbito da reunião, o governante participará, no dia 14 de junho, em encontros bilaterais com a Diretora Regional da OMS, Zsuzsanna Jakab, e com a Ministra da Saúde da Bélgica, Maggie De Block, respetivamente.
Subordinada ao tema «Sistemas de saúde para a prosperidade e solidariedade: não deixar ninguém para trás» e organizada sob a direção da Divisão de Sistemas de Saúde e Saúde Pública da OMS / Europa e com o apoio do Observatório Europeu de Sistemas e Políticas de Saúde, esta reunião de alto nível celebrará o 10. º aniversário da assinatura da Carta de Tallinn.
De acordo com a organização, será uma ocasião para reafirmar os valores incorporados na Carta e aproveitar as oportunidades que surgiram desde então, incluindo os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e o compromisso renovado com a cobertura universal de saúde.
Em consonância com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e a Saúde 2020, a reunião assumirá um forte foco na equidade e na importância dos sistemas de saúde que servem a todos, e está organizada em torno de três temas abrangentes, cada um dos quais tem a sua própria mensagem chave:
- Incluir – melhoria da cobertura de saúde, acesso e proteção financeira para todos;
- Investir – defendendo o investimento em sistemas de saúde;
- Inovar – aproveitando inovações e sistemas para atender às necessidades das pessoas.
São objetivos da reunião:
- Celebrar a Carta de Tallinn e as suas conquistas no seu 10.º aniversário;
- Refletir sobre o progresso no fortalecimento dos sistemas de saúde na Região Europeia da OMS;
- Delinear direções futuras potenciais para os sistemas de saúde na Europa.
A OMS, os Estados-Membros e vários parceiros internacionais endossaram a Carta de Tallinn na Conferência Ministerial Europeia da OMS «Sistemas de Saúde, Saúde e Riqueza» em 2008.
«A Carta de Tallinn: Sistemas de Saúde para a Saúde e a Prosperidade» reafirma e adota os valores consagrados em anteriores cartas, convenções e declarações. O objetivo da mesma é o de confirmar o compromisso dos Estados-Membros da Região Europeia da Organização Mundial da Saúde em melhorar a saúde das populações através do reforço dos sistemas de saúde, reconhecendo as diversidades sociais, culturais e económicas.