Circular Informativa: Aditamento à Circular n.º 096/CD/550.20.001
Para:
Tipo de alerta: med
05 jul 2018
Na sequência da suspensão imediata da comercialização de vários lotes de medicamentos contendo Valsartan, publicada na Circular Informativa N.º 096/CD/550.20.001, de 04-07-2018, o INFARMED, I,P. esclarece que:
No âmbito do Sistema Europeu de supervisão dos medicamentos foi identificada uma impureza[1] em vários medicamentos contendo a substância ativa Valsartan, utilizada designadamente no tratamento da tensão arterial elevada.
Os Estados-membros da União Europeia em articulação com a Agência Europeia de Medicamentos (EMA) desencadearam, como medida preventiva, a recolha dos lotes em todo o circuito da distribuição dos medicamentos potencialmente afetados.
O INFARMED já desencadeou junto das farmácias o processo de recolha dos medicamentos afetados conforme circular informativa n.º 096/CD/550.20.001, de 04/07/2018, tendo identificado os medicamentos afetados, cuja lista atualizada se anexa.
Neste contexto, o INFARMED recomenda que os doentes que estejam a utilizar algum dos medicamentos recolhidos não interrompam o tratamento e que contactem o seu médico ou farmacêutico, para efeitos de prescrição ou dispensa, tendo em vista a sua substituição por medicamentos alternativos.
[1] A impureza N-Nitrosodimethylamine (NDMA) foi apenas detetada nos medicamentos cuja substância ativa valsartan foi fabricada pela empresa Zhejiang Huahai Pharmaceuticals, Chuannan Site, Duqiao, Linhai, China