Site icon A Enfermagem e as Leis

Este verão dê sangue! IPST promove campanha de recolha de sangue durante o mês de agosto

06/08/2018

À semelhança de anos anteriores, o Instituto Português do Sangue e da Transplantação (IPST) promove, durante o mês de agosto, várias sessões de colheita, nomeadamente em unidades móveis junto de praias, pretendendo, desta forma, chegar mais próximo de todos aqueles que se deslocam nesta altura do ano e que, deste modo, poderão fazer facilmente a sua dádiva.

A campanha realiza-se através dos Centros de Sangue e Transplantação de Lisboa, Porto e Coimbra, em articulação com os hospitais, designadamente os de Faro e Portimão, e em colaboração com várias organizações de dadores de sangue.

Com o mote «Este verão dê sangue!», a campanha dirige-se especialmente àqueles que já pensaram em dar sangue, mas ainda não o fizeram, bem como aos mais jovens, que terão umas férias mais felizes dando esse passo que salva vidas.

Contamos consigo! Este verão ajude-nos a colher sangue!

Quem pode doar sangue

Podem doar sangue todas as pessoas com bom estado de saúde, com hábitos de vida saudáveis, peso igual ou superior a 50 kg e idade compreendida entre os 18 e os 65 anos. Para uma primeira dádiva, o limite de idade é 60 anos.

A dádiva de sangue é benévola e não remunerada.  A doação de sangue pode ser feita de quatro em quatro meses pelas mulheres e de três em três meses pelos homens.

A saber

Os tipos de sangue são A, O, que são os mais comuns, AB e B, que são mais raros.

As pessoas com sangue do tipo O podem doar sangue para qualquer pessoa, mas só podem receber doações de pessoas com o mesmo tipo de sangue. Por outro lado, as pessoas do tipo AB podem receber sangue de qualquer pessoa, mas só podem doar para pessoas com o mesmo tipo sanguíneo.

Já pessoas com sangue do tipo A podem doar apenas para outras do tipo A ou tipo AB, assim como as do tipo B só podem doar para B e AB.

Além dos tipos de sangue, existe o fator RH, que determina se o tipo de sangue é positivo ou negativo e influencia na compatibilidade sanguínea.

Assim, pessoas com sangue positivo podem receber de pessoas com qualquer RH, mas só podem doar para outras com sangue positivo. Enquanto que, se o sangue tiver RH negativo, podem doar para pessoas com sangue positivo ou negativo, mas só podem receber negativo.

Para saber mais, consulte:

Exit mobile version