Portugal subiu uma posição no Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) das Nações Unidas, passando para 41.º lugar, e mantém-se na base do grupo dos países com o índice mais elevado, revela o relatório de 2017, divulgado esta sexta-feira, dia 14 de setembro.
O IDH de 2017 teve por base indicadores como população, saúde, educação, emprego, riqueza nacional, segurança e perceção de bem-estar. A qualidade de desenvolvimento humano, as diferenças de género, a emancipação da mulher e a sustentabilidade ambiental e socioeconómica foram igualmente avaliadas.
Com uma esperança média de vida à nascença de 81,4 anos, Portugal superou países mais desenvolvidos como a Alemanha (81,2 anos), no 5.º lugar do ‘ranking’, Dinamarca (80,9 anos), em 11.º, e os Estados Unidos (79,5 anos), em 13.º, sendo uma das 12 nações que mais cresceram em média por ano no IDH entre 1990 e 2017.
Há dois anos, Portugal estava quase no final de uma lista de 50 países com o mais alto desenvolvimento humano e era um dos últimos da União Europeia.
Para saber mais, consulte:
Organização das Nações Unidas > Relatório (em inglês)