19-09-2018
Regina Spencer Carvalho, coordenadora nacional do programa REDISSE II – Guiné-Bissau e da Unidade de Coordenação dos Projetos da Saúde financiados pelo Banco Mundial, realizou, dia 13 de setembro, uma visita de trabalho ao Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge. A visita teve como objetivo conhecer melhor algumas das atividades desenvolvidas pelo Instituto Ricardo Jorge e identificar possíveis áreas de colaboração entre as duas instituições.
As várias missões de cooperação que o Instituto Ricardo Jorge tem desenvolvido na Guiné-Bissau nos últimos anos, nomeadamente ao nível da capacitação laboratorial e da vigilância epidemiológica de doenças infeciosas, foram um dos principais temas abordados durante a reunião que a responsável guineense manteve com o presidente do Conselho Diretivo, Fernando de Almeida, e na qual participou também o coordenador do Departamento de Doenças Infeciosas, Jorge Machado.
Entre março e dezembro de 2015, o Instituto Ricardo Jorge esteve envolvido numa missão de cooperação internacional com a Guiné-Bissau para o combate ao vírus Ébola. Posteriormente, tem vindo a participar num novo projeto de cooperação de apoio ao Instituto Nacional de Saúde Pública (INASA) da Guiné-Bissau no reforço da sua capacidade de diagnóstico e de vigilância do vírus Ébola, bem como de outras doenças transmissíveis.
Desde março de 2016, o Instituto Ricardo Jorge tem estado também a apoiar o INASA no reforço da sua capacidade de diagnóstico laboratorial e de vigilância epidemiológica de doenças infeciosas, num projeto desenvolvido em colaboração e financiado pelo Centro para o Controlo e prevenção de Doenças dos Estados Unidos da América (CDC – Centre for Diseases Control and Prevention), no âmbito da Agenda de Segurança Mundial da Saúde e com o apoio da Associação Internacional de Institutos Nacionais de Saúde Pública (IANPHI – International Association of National Public Health Institutes).