26-09-2018
O Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge assinala o Dia Mundial de Saúde Ambiental, este ano subordinado ao tema “Segurança Alimentar Global e Sustentabilidade”, com a realização do 5.º Simpósio Nacional “Promoção de uma Alimentação Saudável e Segura” (SPASS 2018), que terá lugar, dia 27 de setembro, em Lisboa. O evento é dedicado aos “Perigos Microbiológicos – Estratégias e Perspetivas” e abordará temas relacionados com processos de controlo, vigilância e monitorização da segurança alimentar numa abordagem integrada entre a produção animal, produção alimentar e saúde humana.
Destinado a profissionais de saúde e do setor alimentar, estudantes, indústria e comunidade científica, o Simpósio incidirá sobre os perigos microbiológicos numa abordagem global. Neste sentido, serão debatidos temas relacionados com a envolvência da produção na redução dos riscos microbiológicos, com os desafios impostos pela inovação, com novos ensaios e metodologias disponíveis para detetar e caracterizar perigos e com os critérios microbiológicos utilizados para interpretar resultados e decidir quanto às ações a tomar.
O Simpósio conta com a participação de diversas entidades nacionais e europeias e convidados especialistas nos vários temas integrantes do conteúdo programático, onde a sustentabilidade está também em foco com a análise dos riscos e benefícios da reutilização de águas residuais tratadas na prática agrícola sobretudo de produtos hortícolas, bem como a utilização de embalagens ativas que prolongam a vida útil dos alimentos e alimentos (ainda) em condições de consumo.
O programa do SPASS 2018 encontra-se organizado em quatro painéis temáticos: “Pensar e agir – envolvência da produção”; “Pensar e agir – inovar para conquistar o consumidor”; “Procurar e caracterizar – novos desafios”; “Interpretar e decidir – critérios microbiológicos”. O evento visa proporcionar uma oportunidade aos profissionais para apresentarem e discutirem as suas diferentes perspetivas enquanto elementos fundamentais na promoção de uma alimentação saudável e segura.
Os departamentos técnico-científicos do Instituto Ricardo Jorge complementam-se nas suas atividades, tendo, entre as suas atribuições, o desenvolvimento de estudos nas áreas da segurança alimentar, toxicologia e avaliação do risco, estilos de vida e impacto na saúde e qualidade de vida das populações, visando a prevenção da doença face à exposição a fatores de risco nomeadamente os de origem alimentar e hídrica.
Promovido pela Federação Internacional de Saúde Ambiental, o Dia Mundial da Saúde Ambiental, que se comemora a 26 de setembro, visa alertar para os desafios da atualidade: mudanças na produção, distribuição e no consumo de alimentos, alterações climáticas, novos agentes patogénicos e uma maior resistência antimicrobiana. Este dia é uma oportunidade para destacar o importante contributo que os profissionais de saúde ambiental dão para a saúde pública e para o bem-estar das populações em todo o mundo.