Circular Informativa N.º 139/CD/550.20.001, de 26/09/2018
Para: Divulgação geral
Tipo de alerta: cos
Contactos
- Centro de Informação do Medicamento e dos Produtos de Saúde (CIMI)
27 set 2018
O Infarmed detetou laboratorialmente a presença da mistura de conservantes “Methylchloroisothiazolinone (and) Methylisothiazolinone” nos produtos “INCA Creme hidratante Limão” e “INCA Creme hidratante de Frutas”, e verificou que todos os cosméticos da mesma marca foram colocados no mercado sem que a pessoa responsável garanta o cumprimento das obrigações previstas, pelo que o Infarmed ordena a suspensão imediata da comercialização e a retirada do mercado nacional de todos os produtos da marca INCA.
A utilização desta mistura de conservantes é proibida em produtos cosméticos não enxaguados e pode colocar em sério risco a saúde humana, por induzir alergia de contacto.
Assim:
- As entidades que disponham de produtos constantes do anexo não os podem disponibilizar, devendo proceder à sua devolução. Para obter informações adicionais, devem contactar as empresas ORIENTE 2000 – IMPORTAÇÕES, LDA e PAULA ANDRADE – IMPORTAÇÕES, LDA.
- Os consumidores que possuam cosméticos da marca INCA não os devem utilizar, por não ser possível garantir a sua qualidade e segurança.