04/10/2018
O Instituto Nacional Emergência Médica (INEM) identificou, pelas 23h20 de ontem, dia 3 de outubro, uma avaria da sua central elétrica que condicionou o funcionamento dos Centros de Orientação de Doentes Urgentes (CODU). O INEM desenvolveu no imediato todos os esforços no sentido de repor o funcionamento pleno das suas centrais médicas.
Para continuar a garantir o trabalho regular dos CODU, e enquanto a empresa responsável pela manutenção da referida central corrigia a avaria, o INEM ativou no imediato o seu plano de contingência, solicitando aos Centros Operacionais 112 que o encaminhamento das chamadas referentes a situações de saúde fosse realizado para os telemóveis de reserva disponíveis nos CODU para utilização neste tipo de situações, garantindo deste modo a continuidade do funcionamento dos CODU.
A avaria verificou-se às 23h20, tendo a central elétrica sido reparada por volta das 02h00, sendo necessário depois proceder a um conjunto de testes e verificações para que os sistemas dos CODU pudessem ser colocados em funcionamento, de modo sequencial. A normalidade foi reposta na totalidade pelas 04h00.
O INEM apela à colaboração dos cidadãos, solicitando que liguem para o Número Europeu de Emergência – 112 apenas em caso de emergência médica. Todas as situações referentes a aconselhamento têm a sua disposição o número do Centro de Contacto do Serviço Nacional de Saúde, através do 808 24 24 24, o que permitirá que aos CODU cheguem apenas chamadas referentes a verdadeiras emergências médicas.
Para saber mais, consulte:
Instituto Nacional de Emergência Médica – http://www.inem.pt/