11/10/2018
Para comemorar o Dia Mundial do Combate à Obesidade, assinalado a 11 de outubro, o Programa Nacional para a Promoção da Alimentação Saudável (PNPAS), da Direção-Geral da Saúde (DGS), lança o manual «Obesidade: otimização da abordagem terapêutica no Serviço Nacional de Saúde», destinado aos prestadores de cuidados de saúde nesta área.
Neste manual, pretende-se refletir sobre os melhores indicadores a utilizar para o diagnóstico da obesidade, bem como apresentar, atualizar e consensualizar algumas orientações para o tratamento desta patologia, em particular no que diz respeito à terapêutica nutricional.
O tema do Dia Mundial do Combate à Obesidade de 2018 é o estigma da obesidade. A campanha deste ano pretende mudar e acabar com este estigma de uma vez por todas: «Pedimos aos governos, prestadores de serviços de saúde, seguradoras e organizações filantrópicas para investir na obesidade sem demora!»
Isso significa investir em:
- Serviços de tratamento para apoiar pessoas afetadas pela obesidade;
- Intervenção precoce para melhorar o sucesso do tratamento;
- Prevenção para reduzir a necessidade de tratamento;
Em Portugal, a prevalência da obesidade, ponderada para a distribuição da população portuguesa é de 22,3%. A prevalência de pré-obesidade a nível nacional é de 34,8%, ou seja, o excesso de peso (pré-obesidade + obesidade) atinge mais de metade da população nacional, tornando-se este, provavelmente, o principal problema de saúde pública entre nós. Apesar da magnitude do problema a nível nacional e global, o tratamento da obesidade apresenta ainda grandes proporções de insucesso e pouca uniformização nos procedimentos.
Para saber mais, consulte:
- Programa Nacional para a Promoção da Alimentação Saudável – Obesidade: otimização da abordagem terapêutica no Serviço Nacional de Saúde
- Direção-Geral da Saúde – www.dgs.pt