17/10/2018
Francisco Ramos e Raquel Duarte tomaram posse esta quarta-feira, dia 17 de outubro de 2018, como Secretário de Estado Adjunto e da Saúde e Secretária de Estado da Saúde, respetivamente.
Francisco Ventura Ramos, nascido em Lisboa em 1956, era, desde 2012, presidente do conselho de administração do Instituto Português de Oncologia (IPO) de Lisboa.
O seu percurso na saúde começou em 1981, quando, após uma licenciatura em Economia, se diplomou em administração hospitalar pela Escola Nacional de Saúde Pública, onde acabou por ficar a lecionar.
Entre 1997 e 1999 exerceu pela primeira vez funções governativas como secretário de Estado da Saúde, papel que repetiu de 2001 a 2002.
Voltou a integrar um Governo a partir de 2005, também como secretário de Estado da Saúde do então ministro socialista Correia de Campos.
Entre 2008 e 2009 passou a secretário de Estado Adjunto e da Saúde, desta vez com a ministra Ana Jorge.
Francisco Ramos foi ainda presidente do conselho diretivo do então Instituto Nacional de Administração entre 2009 e 2012, assumindo depois desta função a presidência do IPO de Lisboa.
Licenciada em medicina, a nova Secretária de Estado da Saúde, Raquel de Almeida Ferreira Duarte Bessa de Melo, que nasceu no Porto a 6 de outubro de 1967, é assistente Graduada Sénior de Pneumologia, mestre em Saúde Pública e Gestão e Economia de Serviços de Saúde e doutora em Saúde Pública.
A governante, que entra agora para o Ministério liderado por Marta Temido, foi Diretora do Programa Nacional para a Tuberculose, da Direção-Geral da Saúde, e Professora Auxiliar na Faculdade de Medicina e no Instituto de Saúde Pública da Universidade do Porto.
Foi também vice-presidente da Europe Region Officers of the International Union Against Tuberculosis and Lung Disease, bem como foi presidente do «Grupo de Tuberculose» da European Respiratory Society.
Fotografia – Portal do Governo
Para saber mais, consulte:
Portal do Governo > Novos Secretários de Estado tomam posse