13/11/2018
Anualmente, a dia 17 de novembro, comemora-se o Dia Mundial da Prematuridade. Também conhecido como o Dia Internacional da Sensibilização para a Prematuridade, a data é promovida pela EFCNI – European Foundation for the Care of Newborn, uma plataforma criada em abril de 2008, a nível europeu, e constituída por pais e profissionais de saúde com o propósito de dar voz aos recém-nascidos prematuros, bem como às suas famílias.
Em 2018 esta efeméride assinala o seu 10.º aniversário e tem como mote «Trabalhar em conjunto: Parceria com as famílias no cuidado de recém-nascidos pequenos e doentes»
Esta data visa aumentar a consciencialização para os nascimentos prematuros, mortes e sequelas devidas à prematuridade, assim como para medidas simples, comprovadas e eficientes que poderiam preveni-los.
O bebé prematuro caracteriza-se pela imaturidade do seu organismo, tornando-o mais vulnerável a determinadas doenças e, também, mais sensível a determinados fatores externos, como a luz e o ruído. Os principais problemas médicos dos recém-nascidos prematuros estão relacionados com a sua imaturidade respiratória e metabólica. A pele é também mais fina que a do recém-nascido de termo.
Maternidade Alfredo da Costa assinala data
A especialidade de neonatologia do Centro Hospitalar e Universitário de Lisboa Central – Polo Maternidade Doutor Alfredo da Costa (MAC) comemora o Dia Mundial da Prematuridade com uma sessão dedicada aos prematuros e suas famílias.
Este encontro terá lugar no dia 17 de novembro, pelas 11 horas, no anfiteatro da MAC, e pretende consciencializar a sociedade para os recém-nascidos pré-termo. A entrada é livre.
Para saber mais, consulte:
- Centro Hospitalar e Universitário de Lisboa Central > Notícias
- European Foundation for the Care of Newborn – http://www.efcni.org/ (em inglês)