19 nov 2018
Pelo terceiro ano consecutivo os Heads of Medicines Agencies, por via do seu Working Group of Communications Professionals, organizam a iniciativa de comunicação Adverse Drug Reactions (ADR) Awareness Week.
Esta campanha consiste numa semana de visibilidade sobre o tema da notificação de reações adversas a medicamentos (19-23 de novembro), assente no uso de redes sociais, sites das agências e media. Os materiais foram produzidos centralmente, em parceria com o Uppsala Monitoring Centre.
O Infarmed participa nesta iniciativa também pelo terceiro ano, aproveitando a oportunidade para reforçar as mensagens relacionadas com a Farmacovigilância junto do público e dos profissionais de saúde, contribuindo assim para o objetivo partilhado pelas agências europeias do medicamento: aumentar a quantidade e qualidade de notificações de reações adversas a medicamentes (RAM) e sensibilizar para a importância da notificação
Este ano serão utilizadas algumas das animações dos anos anteriores, a par de três novas animações focadas nas eventuais reações adversas associadas à toma de medicamentos por crianças, mulheres grávidas, a planear engravidar ou a amamentar. Esta novidade será potenciada também pelo facto de o dia 20 de novembro ser o Dia Universal da Criança. (Nações Unidas/Unicef).
Está prevista a participação de 32 países (24 países europeus, Austrália, México, Nova Zelândia, Colômbia, Equador, El Salvador, Iraque e Jordânia), bem como colaboração na divulgação por parte da Comissão Europeia, EMA e EURORDIS.
As animações serão divulgadas nas páginas do Infarmed nas redes sociais (LinkedIn, Twitter e Facebook) ao longo desta semana ficando disponíveis simultaneamente na página das Campanhas no site do Infarmed.