A 5 de dezembro de 2008, através do Despacho n.º 31292/2008, da Ministra da Saúde, foi criada a Ação de Saúde para Crianças e Jovens em Risco e, neste âmbito, os Núcleos de Apoio a Crianças e Jovens em Risco – NACJR, nos cuidados de saúde primários, e os Núcleos Hospitalares de Apoio a Crianças e Jovens em Risco, nos hospitais com atendimento pediátrico.
Hoje, dia 5 de dezembro de 2018, são passados 10 anos desce a criação desta Ação e a rede de Núcleos assim formada, hoje com mais de 200 unidades, assegura cobertura à generalidade do território nacional a nível das 5 Administrações Regionais de Saúde – ARS.
Ao longo destes anos, foram sinalizadas e acompanhadas quase 70.000 situações de risco ou de perigo de maus tratos em crianças e jovens, em apoio aos/às profissionais das várias equipas de saúde que detetam estas situações.
Com a recente instalação destes Núcleos na Região Autónoma dos Açores, a rede continua a expandir-se e a sedimentar a sua intervenção, potenciada também pelas Equipas de Prevenção da Violência em Adultos – EPVA, criadas no âmbito da Ação de Saúde sobre Género, Violência e Ciclo de Vida – ASGVCV, através do Despacho nº 6378/2013, de 16 de maio.
A Direção-Geral da Saúde não pode deixar de assinalar esta data, enaltecendo de forma particular o trabalho que, neste âmbito, tem vindo a ser desenvolvido pelas/os profissionais que integram os Núcleos e as EPVA, ultrapassando as dificuldades de percurso que vão surgindo.
Bem hajam!
Graça Freitas
Diretora-Geral da Saúde