07 dez 2018
No âmbito das celebrações do seu 25.º aniversário, o INFARMED, I.P., em colaboração com a Organização Mundial da Saúde (WHO na sigla inglesa) – Europa, organizou, nos dias 29 e 30 de novembro, no auditório do edifício Tomé Pires, em Lisboa, uma conferência internacional subordinada ao tema “Medicines – Facing the Challenges: Equity, Sustainability and Access”.
Esta conferência teve como objetivo a partilha de experiências entre parceiros e países sobre novas formas de colaboração, incluindo a colaboração transfronteiriça, tendo em vista o contínuo acesso a medicamentos.
O acesso a medicamentos é um pilar central da cobertura universal de saúde e um dos objetivos de desenvolvimento sustentável das Nações Unidas. No entanto, grandes lacunas no acesso a medicamentos essenciais permanecem em países em vias de desenvolvimento e mesmo os países desenvolvidos encontram crescentes desafios em garantir, de forma sustentável, o acesso a medicamentos inovadores para doenças como cancro, Hepatite C e Doenças Raras.
Para melhorar o acesso e aumentar a introdução de novos medicamentos no mercado, os governos de vários países estão ativamente empenhados num objetivo de colaboração, nomeadamente através de partilha de informação via Horizon Scanning, Avaliação de Tecnologias de Saúde, negociação de preços e aquisição conjunta.
A procura de soluções para o equilíbrio entre o acesso aos medicamentos inovadores, a segurança do tratamento e a estabilidade financeira foram os temas de discussão da conferência internacional que juntou em Lisboa representantes da WHO, da Comissão Europeia e Programas Associados, da Agência Europeia de Medicamentos (EMA na sigla inglesa), da OCDE e especialistas de diferentes países europeus.
Para mais informações e acesso às apresentações, por favor, consulte a área dedicada à conferência.