A Secretária de Estado da saúde, Raquel Duarte, participa na 43ª sessão do Conselho de Coordenação do Programa (PCB) da ONUSIDA, a quarta e última do atual mandato de Portugal, enquanto membro efetivo daquele órgão e da presidência nacional da “Constituency” que Portugal integra conjuntamente com a Bélgica, Holanda e Luxemburgo. O encontro decorre entre os dias 11 e 13 de dezembro em Genebra, na Suíça.
Portugal irá proferir no plenário, em nome da “Constituency”, nove intervenções (quatro das quais redigidas por Portugal), em todos os pontos relevantes da ordem de trabalhos. Uma das intervenções estará a cargo da Secretária de Estado da Saúde, Raquel Duarte, como convidada do Diretor Executivo da ONUSIDA, Michel Sidibé. A sessão versará sobre os principais resultados alcançados por Portugal no cumprimento das metas90-90-90 definidas pela ONUSIDA: – 90% das pessoas com VIH diagnosticadas, 90% das pessoas diagnosticadas em tratamento e 90% das pessoas em tratamento com carga viral indetetável.
O último dia da reunião será dedicado à discussão do segmento temático “VIH e Saúde Mental”, na sequência de proposta de Portugal endossada pelos estados membros do PCB. Para além do envolvimento do nosso país na preparação desta discussão (elaboração da nota de enquadramento, definição da ordem de trabalhos e identificação dos preletores), Portugal irá intervir, na pessoa da Professora Sílvia Ouakinin, relativamente ao tema “Why addressing mental health is crucial to HIV prevention, treatment and care?”
À margem desta reunião, decorreu, a 10 de dezembro de 2018, data que assinala o 70.º aniversário da Declaração Universal dos Direitos Humanos, o lançamento do “Global Partnership for Action to Eliminate All Forms of HIV related Stigma and Discrimination on Human Rights Day 2018”. A sessão contou, igualmente, com uma intervenção da Secretária de Estado da Saúde.