Centro Hospitalar de São João: Obras da nova ala pediátrica devem arrancar em 2019

26/12/2018

As obras da nova ala pediátrica do Hospital de São João, integrado no Centro Hospitalar de São João, no Porto, deverão arrancar em 2019 e ficar concluídas em 24 meses, afirmou a Ministra da Saúde, Marta Temido , no dia 24 de dezembro.

«Estamos em condições de dizer que as datas que temos em cima da mesa são abril [de 2019] para a conclusão do projeto, depois um período de um mês / um mês e meio para a revisão do projeto (é algo que face a um projeto deste valor o Código dos Contratos Públicos exige por razões de segurança, não tem nada a ver com as questões da despesa), depois o ajuste direto para a realização da obra, esperando-se que seja possível que ainda nesse ano possa avançar e depois o prazo previsível para a obra são 24 meses», afirmou a Ministra no final de uma visita aos serviços pediátricos do Hospital de São João, onde acompanhou o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa.

De acordo com a governante, o anteprojeto da ala pediátrica «foi entregue na semana passada e agora cumpre desenhar todas as especialidades de arquitetura em cima do pré projeto, concluir o projeto até ao final de abril e a partir daí lançar o concurso para a obra, não esquecendo que há um aspeto técnico que é relevante, que é a própria revisão do projeto».

«Riscos [de derrapagem nos prazos] existem sempre, mas aquilo que estamos apostados em fazer é em cumprir este cronograma e em minimizar todos os riscos possíveis no sentido de garantir que esta obra acontece», sustentou.

Paralelamente,  Marta Temido destacou a aposta do Ministério da Saúde, do Conselho de Administração do Hospital de São João e da Administração Regional de Saúde em «tentar minimizar as condições em que as crianças, daqui até à conclusão da obra, vão estar a ser tratadas».

«Há aspetos que no curto prazo é possível resolver (já foram feitos alguns melhoramentos nos pavilhões [onde funciona atualmente a pediatria]), há outros que no médio prazo será possível resolver (pôr algumas áreas mais sensíveis sob o ponto de vista da assistência pediátrica no interior do São João) e, depois, é tentar que o prazo normal de realização desta obra corra o mais rápido possível», afirmou.

24 meses é o tempo expectável para o término da obra

Recorda-se que em janeiro de 2017, o Ministério da Saúde aprovou a construção da ala pediátrica, anunciando um investimento de cerca de 20 milhões de euros.

O parlamento aprovou a 27 de novembro, por unanimidade, a proposta de alteração do PS ao Orçamento do Estado para 2019, de forma a prever o ajuste direto para a construção da Ala Pediátrica, cuja obra o Diretor Clínico do São João, Pedro Arroja,  prevê arrancar em 2019 e concluir em 2021.