Site icon A Enfermagem e as Leis

Nomeação de Vogais do Conselho Clínico e de Saúde do ACES Douro I – Marão e Douro Norte – ARS Norte


«Deliberação n.º 14/2019

Nos termos do previsto nos artigos 25.º e 29.º do Decreto-Lei n.º 28/2008, de 22 de fevereiro, na última redação que lhe foi dada pelo Decreto-Lei n.º 239/2015, de 14 de outubro e tendo em consideração a proposta do Presidente do Conselho Clínico e de Saúde do ACES Douro I – Marão e Douro Norte, Dr. José Afonso Domingues, por deliberação de 12 de outubro de 2018 do Conselho Diretivo da ARS do Norte, IP, foram designados os profissionais abaixo identificados como Vogais daquele órgão, pelo período de 3 anos, a produzir efeitos à data da deliberação, atendendo a que reúnem as qualificações adequadas para o exercício das funções inerentes ao cargo, conforme notas curriculares em anexo:

(ver documento original)

Nota Curricular

Iolanda Arlete dos Reis Teixeira Moreira. Nascida a 17 de outubro de 1955.

Formação académica:

Licenciada em Enfermagem, na Escola Superior de Enfermagem de S. João, Porto (julho, 1978).

Especialidade em Enfermagem de Saúde Materna e Obstétrica S. João, Porto (janeiro, 1985).

Curso de Administração dos Serviços de Enfermagem, Escola Cidade do Porto (dezembro, 1989).

Mestre em Ciências de Enfermagem, no Instituto de Ciências Biomédicas de Abel Salazar da Universidade do Porto (março, 1996).

Pós-Graduação em Infeção Associada aos Cuidados de Saúde, no Instituto de Ciências da Saúde, da Universidade Católica Portuguesa, Lisboa (julho, 2008).

Curso de Qualificação de Auditores Internos da Qualidade (maio de 2018).

Experiência Profissional:

Enfermeira no Centro de Saúde de Vila Pouca de Aguiar, desde 12/09/1978.

Vogal de Enfermagem da Direção do Centro de Saúde de Vila Pouca de Aguiar.

Enfermeira Especialista em Enfermagem de Saúde Materna e Obstétrica, no Centro de Saúde de Vila Pouca de Aguiar, entre 1985 e 1989.

Enfermeira-Chefe no Centro de Saúde de Vila Pouca de Aguiar, entre 27/07/1989 e 19/12/2001.

Enfermeira-Supervisora da Sub-Região de Saúde de Vila Real, entre 20/12/2001 e 08/01/2003.

Enfermeira-Diretora da Sub-Região de Saúde de Vila Real, entre 09/01/2003 e 09/01/2006.

Enfermeira-Supervisora no ACES Marão e Douro Norte.

Vogal de Enfermagem do Conselho Clínico e de Saúde do ACES Douro 1 – Marão e Douro Norte, desde 2009.

Integra/integrou equipas, grupos de trabalho e comissões específicas designadamente:

Comissão do Controlo de Infeção – PPCIRA, desde outubro de 2003 até à presente data.

Comissão da Qualidade do ACES.

Grupo de trabalho de enfermagem para estudo dos Registos dos Cuidados de Enfermagem – Projeto Enfinco, Centro de Saúde de Vila Pouca de Aguiar (1998-1999).

Projeto “Apoio Domiciliário” – Centro de Saúde de Vila Pouca de Aguiar, aprovado pelo Ministério da Saúde, em 30 de junho de 1998. Integrou o referido projeto desde essa data até dezembro de 2001.

Grupo de trabalho de Enfermeiros para traçar metas e definir indicadores de resultados na área da Saúde do Idoso e da Saúde da Mulher na idade reprodutiva (DGS, 1999).

Conselho de Enfermagem Regional do Norte da Ordem dos Enfermeiros (mandato 1999-2003).

Projeto “Resumo Mínimo de Dados em Enfermagem” (2003).

Unidade Coordenadora Funcional da Saúde da Mulher, Materna e Neo-Natal de Vila Real (em curso).

Grupo de Observatório da Ordem dos Enfermeiros para os Cuidados de Saúde Primários – Núcleo de Ligação e Consultoria.

Conselheira em Aleitamento Materno.

Projeto “Padrões de Qualidade dos Cuidados de Enfermagem – Programa de Melhoria Continua da Qualidade”.

Formadora sobre Sistema de Informação e Documentação dos Cuidados de Enfermagem (SAPE), na Sub-Região de Saúde de Vila Real e na Sub-Região de Saúde do Porto.

Júri de vários concursos para admissão de Enfermeiros; concursos de mobilidade.

Júri de vários concursos para aquisição de material médico-cirúrgico/clínico.

Integra a Direção de Enfermagem.

Nota Curricular

Marisa Alexandra de Andrade Borges, Técnica Superior de Saúde, ramo de Psicologia Clínica, com especialidade em Psicologia Clínica, pela Ordem dos Psicólogos.

Licenciada em Psicologia Clínica, pelo Instituto Superior de Ciências da Saúde – Norte, desde 2004.

A exercer funções como Técnica Superior de Saúde – Ramo Psicologia Clínica, na URAP do ACES Douro I – Marão e Douro Norte, desde janeiro de 2008, prestando apoio às Unidades de Saúde Familiares: Fénix, Nova Mateus, Régua, Douro e Unidade de Cuidados na Comunidade-Douro, e Unidade de Cuidados de Saúde Personalizados Vila Real 2 e Mesão Frio. Nestas Unidades, evidencia-se trabalho ao nível da função assistencial (Avaliação e Intervenção psicológica; Intervenção domiciliária); Saúde Escolar; integra a Equipa de Cuidados Continuados Integrados; realiza programas de promoção da saúde e prevenção da doença na comunidade em equipas multidisciplinares (Diabetes; Cessação Tabágica; Estimulação precoce; Ansiedade; Estimulação Cognitiva; Formação a cuidadores) e orientação de estágios curriculares.

Integra o grupo de Psicólogos do ACES onde se realizam reuniões científicas, assim como reuniões de serviço com o grupo de profissionais que constituem a URAP.

Iniciou a sua atividade laboral como Psicóloga na extinta Sub-Região de Saúde de Bragança no âmbito de Estágio Profissional em 2005, continuando a exercer funções até final de 2007. Nesta fase, ainda como Técnica Superior de 2.ª Classe procedeu à implementação da Consulta de Psicologia no Centro de Saúde de Carrazeda de Ansiães e Torre de Moncorvo, dando também apoio ao Centro de Saúde de Vila Flor. Desempenhou função assistencial (Avaliação e Intervenção psicológica; Intervenção domiciliária); Programas de promoção da saúde e prevenção da doença na comunidade em equipas multidisciplinares (CPCJ de Torre de Moncorvo; Equipa de Alcoologia; Diabéticos; Intervenção Precoce; Núcleo de Prevenção de Violência Doméstica; Cessação Tabágica realizando trabalho ao nível da formação a todos os profissionais da Sub-Região de Saúde de Bragança sobre a doença tabágica, Integração da Equipa de coordenação distrital da Consulta de Cessação Tabágica e acompanhamento de casos clínicos; Saúde Escolar).

Realizou várias formações ao longo da carreira tanto a nível interno, ARS-Norte, como externo, por forma a otimizar as competências de intervenção na sua população de referência ao nível do alcoolismo, tabagismo, diabetes, Trauma, diversas vertentes da saúde escolar, intervenção familiar, luto, intervenção precoce entre outras.

6/12/2018. – O Vogal do Conselho Diretivo, Dr. Ponciano Manuel Castanheira de Oliveira.»

Exit mobile version