Gripe: Unidades da Covilhã cooperam para dar resposta aos casos de gripe

11/01/2019

O Agrupamento de Centros de Saúde Cova da Beira e o Centro Hospitalar Universitário Cova da Beira, com sede na Covilhã, reforçam a cooperação durante os próximos 15 dias, período em que se prevê a intensificação dos casos de gripe.

A Administração Regional de Saúde do Centro (ARSC) especifica que a medida entra em vigor no fim de semana e que está inserida no Plano de Contingência de Saúde Sazonal – Módulo Inverno.

A partir de sábado, dia 12, e até final do mês de janeiro, entre as 14 e as 20 horas, nos dias úteis, e das 10 às 0 horas, aos fins de semana, médicos de medicina geral e familiar do Agrupamento de Centros de Saúde Cova da Beira vão trabalhar em articulação com o Hospital da Covilhã no atendimento de utentes com patologia respiratória referenciados pelo serviço de urgência, revela a ARS do Centro.

Esta articulação visa «intensificar e reforçar a capacidade de resposta dos serviços de saúde durante o período que se prevê ser de baixas temperaturas e de maior incidência da síndroma gripal».

De acordo com o plano de contingência, as instituições de saúde devem organizar-se a nível regional e local, em cada momento, com base na informação disponível, antecipando as necessidades de resposta face à procura, com o objetivo de minimizar os efeitos do frio extremo na saúde e nos serviços, acrescenta a Administração Regional de Saúde do Centro.

Perante sintomas sugestivos de gripe, como tosse, dores de cabeça, febre, mal-estar e dores musculares, deverá contactar o Centro de Contacto do Serviço Nacional de Saúde (SNS 24 – 808 24 24 24) ou a equipa de saúde familiar do centro de saúde.