A Entidade Reguladora da Saúde (ERS) concretiza anualmente um programa de auditorias aos prestadores de cuidados de saúde avaliados no Sistema Nacional de Avaliação em Saúde (SINAS). Este programa engloba hospitais de diferentes naturezas (público, privado e social) e de diversas áreas geográficas, tendo como objetivo a validação, in loco, da consistência da informação enviada à ERS pelos prestadores no âmbito do SINAS.
Cada estabelecimento prestador de cuidados de saúde é objeto de auditoria em pelo menos duas dimensões de qualidade distintas, a menos que tal não seja exequível. Sempre que possível é auditada a informação relativa à avaliação da dimensão Excelência Clínica, sendo selecionadas pelo menos duas áreas clínicas.
As auditorias podem ter como consequência alterações nas classificações obtidas pelos prestadores, na medida em que sejam detetadas inconsistências entre a informação submetida pelos prestadores e a informação verificada durante a auditoria. Estas ações são, por isso, essenciais para a robustez e credibilidade de todo o processo de avaliação.
No módulo SINAS@Hospitais estão abrangidos 159 prestadores, tendo, em 2018, sido auditados 65 (41% dos avaliados). Para o efeito foram selecionados 32 prestadores de natureza pública, 21 de natureza privada e 12 de natureza social. Destes 65, 28 situam-se na região Norte, 15 na região Centro, 15 na região de Lisboa e Vale do Tejo, 2 no Alentejo e 5 no Algarve.
Na sequência da realização do programa de auditorias de 2018, a ERS realizou um inquérito de satisfação aos prestadores auditados, pretendendo-se avaliar o seu grau de satisfação no que respeita à realização das auditorias.
O questionário é composto por questões que permitem avaliar o grau de satisfação do respondente quanto à cortesia/respeito da equipa de auditoria, adequação e antecedência do agendamento da auditoria pela ERS, qualidade da informação remetida previamente à auditoria, competência dos colaboradores da ERS, adequação da duração da auditoria, clareza da informação pedida pela equipa auditoria, adequação da informação prestada pela equipa e cuidado da equipa com funcionamento normal do estabelecimento. São ainda incluídas questões que dizem respeito à adequação do próprio questionário, e outras que visam descrever o universo de respondentes.
Foram rececionadas 61 respostas ao questionário (taxa de resposta de 93,8%) e a análise aos resultados permite concluir que, de uma forma global, os prestadores continuam a estar “muito satisfeitos” com as auditorias realizadas. O resultado de 2018 foi de 3,82, numa escala de 1 (insatisfeito) a 4 (muito satisfeito), resultado idêntico ao de 2017 (em 2016, primeiro ano de implementação do inquérito de satisfação, o resultado foi de 3,77).