Curso INSA: Introdução aos modelos de equações estruturais

imagem do post do Introdução aos modelos de equações estruturais

29-01-2019

O Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge, através dos seus departamentos de Epidemiologia e de Genética Humana, promove, entre os dias 9 e 11 de abril, a segunda edição do curso “Introdução aos modelos de equações estruturais”. Destinada a profissionais de saúde e outros interessados na temática, a formação tem como objetivo familiarizar os participantes com os fundamentos dos modelos de equações estruturais, recorrendo à combinação de perspetivas teóricas e práticas.

No final da ação, os formandos ficarão habilitados a compreender e a interpretar os resultados e conclusões dos estudos com aplicação de modelos de equações estruturais (Structural Equation Modelling – SEM) existentes na literatura científica de várias áreas, bem como a prosseguir para explorações mais avançadas com recurso a estas técnicas. Os interessados em participar deverão efetuar a sua inscrição, até dia 29 de março, através do preenchimento do seguinte formulário.

Os modelos de equações estruturais são uma técnica de modelagem estatística geral que permite analisar relações complexas, em que as variáveis observadas representam um pequeno número de “construções latentes” que não podem ser medidas diretamente, apenas inferidas a partir das primeiras. Estes modelos têm registado uma utilização crescente em áreas científicas diversas, tais como as ciências sociais, as engenharias e a genética.

Apresentando e exemplificando os principais passos da realização deste tipo de análise usando dados reais, usando dois softwares específicos (AMOS e LAVAAN), o curso “Introdução aos modelos de equações estruturais” recorre ao ambiente R (The R Project for Statistical Computing) para exemplificação e treino das técnicas descritas, pelo que é necessário os participantes trazerem os seus computadores pessoais com R e R Studio instalados. Para mais informações, consultar o programa do curso  ou a plataforma de e-learning do Instituto Ricardo Jorge.


Instituto Ricardo Jorge promove curso de epidemiologia de campo

O Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge promove, nos dias 31 de janeiro e 1 de fevereiro, nas suas instalações em Lisboa, um curso de epidemiologia de campo sobre investigação de surtos, destinado a profissionais de saúde e a todos aqueles com interesse na temática.

O curso “Epidemiologia de campo – Investigação de surtos” possui uma forte componente prática com a simulação da investigação de dois surtos com a intervenção dos participantes. A ação formativa abordará também breves conceitos em epidemiologia, medidas de frequência e de associação, assim como desenhos de estudo e os passos da investigação de um surto, entre outros temas.

A investigação de surtos é fundamental para a implementação de medidas de controlo e prevenção, sendo que as ferramentas que permitem essa investigação de forma rápida e efetiva estão atualmente ao dispor de todos os níveis profissionais. Neste contexto, o Instituto Ricardo Jorge promove ainda em 2019 mais duas edições deste curso, que terão lugar nos dias 16 e 17 de maio e 7 e 8 de outubro.

Para saber mais, consulte: