30/01/2019
O Agrupamento de Centros de Saúde (ACES) do Pinhal Litoral reforçou o número de profissionais na consulta de atendimento complementar destinada a situações de doença aguda durante o pico da gripe.
De acordo com a Administração Regional de Saúde (ARS) do Centro, o reforço de médicos ocorreu na generalidade das unidades de saúde, com especial incidência em Leiria, Batalha e Pombal, para fazer face à sintomatologia respiratória e gripe, mais frequente nesta época do ano.
Garantindo que as unidades de saúde do ACES estão «preparadas para corresponder a uma maior procura dos cuidados de saúde primários», a ARS Centro informou que foi feita uma reorganização dos serviços, com mais profissionais escalados.
A medida, adotada há cerca de duas semanas, visou dotar as unidades de saúde do ACES «com mais médicos e enfermeiros, de forma a garantir uma resposta mais efetiva dos cuidados de saúde primários e maior rapidez no atendimento, evitando desnecessárias deslocações às urgências hospitalares».
«A ARS Centro reforça, nesta altura, o conselho às populações, nomeadamente da zona de Leiria, para se dirigirem, com confiança, aos centros de saúde, às unidades de saúde familiar e unidades de cuidados de saúde personalizados, que estão preparados para responder a situações não urgentes».
Perante sintomas sugestivos de gripe, como tosse, dores de cabeça, febre, mal-estar e dores musculares, deverá contactar o Centro de Contacto do Serviço Nacional de Saúde (SNS 24 – 808 24 24 24) ou a equipa de saúde familiar do centro de saúde
Visite:
ARS Centro – http://www.arscentro.min-saude.pt/