01/02/2019
A Unidade Local de Saúde (ULS) de Castelo Branco e a Liga Portuguesa contra o Cancro (LPCC) da zona Centro aliam-se à ação de sensibilização do Dia Mundial do Cancro, iniciativa que este ano tem como tema «Eu sou e Eu vou». Voluntárias da Liga vão estar no dia 4 de fevereiro, na entrada principal do Hospital, a oferecer material informativo (folhetos, autocolantes, entre outros) aos utentes e profissionais.
O Dia Mundial do Cancro foi instituído a 4 de fevereiro de 2000, no âmbito do World Summit Against Cancer for the New Millenium em Paris. Desde então, comemora-se anualmente, por iniciativa da UICC – União Internacional de Controlo do Cancro, tendo como principal objetivo sensibilizar a população e mobiliza-la na luta contra o cancro.
Segundo dados do Observatório Global de Cancro (Globocan, 2018) em 2018, Portugal registou 58.199 novos casos de cancro, prevendo-se um aumento para 69.565 novos casos em 2040. Já no que se refere à mortalidade por cancro prevê-se um aumento de cerca de 31%, com 37.945 mortes em 2040.
Porquê?
- Porque a incidência de cancro tende a aumentar e todos os anos 9.6 milhões de pessoas continuam a morrer de cancro.
- Porque acreditamos que muitas destas mortes seriam evitáveis com maior apoio governamental e financiamento para programas de deteção precoce, prevenção e tratamento.
- Porque acreditamos que deve haver igualdade de acesso a meios de diagnóstico, tratamento e cuidados em oncologia.
- Porque acreditamos que, juntos, aumentando a literacia em saúde e a compreensão sobre o cancro, reduzimos o medo causado por mitos e crenças erradas e podemos criar mudança!
1 em cada 3 cancros podem ser evitados com a redução dos riscos comportamentais
Visite:
ULS Castelo Branco – http://www.ulscb.min-saude.pt/
Liga Portuguesa Contra o Cancro – Folheto