05/02/2019
O Instituto Português de Oncologia do Porto Francisco Gentil (IPO Porto) anunciou, no dia 3 de fevereiro, a criação da Provedoria do Doente, que será um órgão consultivo, designado por três anos, com competências para elaborar recomendações, sugestões ou pareceres dirigidos ao conselho de administração.
O Presidente do IPO Porto, Laranja Pontes, explicou que a proposta, inédita na área da oncologia, quer «incluir ainda mais o doente no processo de organização e decisão dos cuidados de saúde e garantir aos mesmos uma entidade idónea e isenta a quem se possam dirigir com as suas sugestões, anseios e oportunidades de melhoria».
Para concretizar este projeto, o IPO Porto convida os seus doentes a apresentarem as candidaturas, com carta de motivação e elementos curriculares, até dia 28 de fevereiro.
«Embora faça parte do Plano Estratégico 2019/2021 do IPO Porto, a criação deste órgão consultivo que manterá uma ligação direta e estruturada com o universo do doente, é mais uma etapa no caminho que temos procurado traçar para ir ao encontro das necessidades e dos anseios dos nossos doentes», sublinhou Laranja Pontes.
Acrescentou que o lema do hospital é «As pessoas como força da mudança», considerando que «só trabalhando como um todo se consegue mais humanização e mais qualidade nos cuidados de saúde. Pretende-se, acima de tudo, fortalecer a relação com o doente».
Esta medida foi anunciada no âmbito do Dia Mundial da Luta Contra o Cancro, que se assinalou dia 4 de fevereiro.
Fonte: Lusa
Visite:
IPO Porto – http://www.ipoporto.pt/