- Despacho n.º 1757/2019 – Diário da República n.º 35/2019, Série II de 2019-02-19
Saúde – Gabinete da Ministra
Designa para o cargo de diretora executiva do Agrupamento de Centros de Saúde do Grande Porto V – Porto Ocidental, pelo período de três anos, a mestre Carla Maria Morais Ferraz
«Despacho n.º 1757/2019
Nos termos do disposto no n.º 1 do artigo 19.º em conjugação com o n.º 1 do artigo 21.º, ambos do Decreto-Lei n.º 28/2008, de 22 de fevereiro, alterado e republicado pelo Decreto-Lei n.º 137/2013, de 7 de outubro, e com a última redação conferida pelo Decreto-Lei n.º 239/2015, de 14 de outubro, os diretores executivos dos agrupamentos de centros de saúde do Serviço Nacional de Saúde são designados pelo membro do Governo responsável pela área da saúde, sob proposta fundamentada do conselho diretivo da respetiva Administração Regional de Saúde, I. P., para um mandato não superior a três anos, renovável por iguais períodos.
Foi ouvida, nos termos do n.º 5 do citado artigo 19.º do referido decreto-lei, a Comissão de Recrutamento e Seleção para a Administração Pública, que se pronunciou sobre a designação constante do presente despacho.
Assim:
Nos termos e ao abrigo dos artigos 19.º e 21.º do Decreto-Lei n.º 28/2008, de 22 de fevereiro, alterado e republicado pelo Decreto-Lei n.º 137/2013, de 7 de outubro, e pelo Decreto-Lei n.º 239/2015, de 14 de outubro, em conjugação com a Portaria n.º 273/2009, de 18 de março, alterada pela Portaria n.º 310/2012, de 10 de outubro, determina-se, sob proposta do conselho diretivo da Administração Regional de Saúde do Norte, I. P., o seguinte:
1 – É designada para o cargo de diretora executiva do Agrupamento de Centros de Saúde do Grande Porto V – Porto Ocidental, pelo período de três anos, a mestre Carla Maria Morais Ferraz, atendendo à competência técnica, aptidão, experiência profissional e formação adequada evidenciadas na respetiva nota curricular que se anexa ao presente despacho, dele fazendo parte integrante.
2 – O presente despacho produz efeitos a partir do dia 21 de janeiro de 2019.
4 de fevereiro de 2019. – A Ministra da Saúde, Marta Alexandra Fartura Braga Temido de Almeida Simões.
ANEXO
Nota curricular
Nome: Carla Maria Morais Ferraz
Experiência Profissional
De 2009 até à presente data exerce funções de Vogal do Conselho Clínico do ACeS Grande Porto V – Porto Ocidental;
De 2015 até à presente data exerce funções de Presidente da Direção de Enfermagem do ACeS Grande Porto V – Porto Ocidental;
De 2002 até 2009 exerceu funções de Enfermeira Chefe e Vogal da Direção no Centro de Saúde de Aldoar. A nomeação definitiva na categoria de Enfermeira Chefe foi em fevereiro de 2006.
De janeiro de 2005 a janeiro de 2008 foi Coordenadora da Unidade de Apoio à Comunidade e de Enfermagem do Centro de Saúde de Aldoar.
De junho de 2000 a outubro de 2000 exerceu funções de Enfermeira Especialista em Enfermagem de Saúde Materna e Obstétrica no Bloco de Partos do Hospital Pedro Hispano – Matosinhos.
De dezembro de 1996 a junho de 2000 exerceu funções de Enfermeira no Centro de Saúde de Aldoar.
De novembro de 1995 a novembro de 1996 exerceu funções de Enfermeira no Centro de Saúde de Póvoa de Varzim.
1994 – Iniciou o exercício de funções de Enfermeira no Centro de Cirurgia Cardio-Torácica do Hospital de S. João, Porto.
Habilitações Académicas e Profissionais
2014 – XXI Programa de Alta Direção de Instituições de Saúde (PADIS) – AESE
2012 – Gestão da qualidade e Comunicação em equipas e saúde
2012 – Enquadramento e Metodologias de Acompanhamento e Avaliação de Equipas de Saúde
2012 – Curso de Auditora Interna da qualidade segundo a norma ISSO – SGS
2009 – Programa Avançado de Gestão, Governança Clínica, Liderança (PACES) – INA
2008 – Pós-Graduação em Gestão e Administração em Saúde – Instituto Superior da Maia
2004 – Mestrado em Ciências de Enfermagem – Universidade do Porto Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar
1999 – Licenciatura em Enfermagem de Saúde Materna e Obstétrica – Escola Superior Enfermagem de Santa Maria
1994 – Bacharelato em Enfermagem – Escola Superior de Enfermagem de Santa Maria
Formação Profissional Contínua
Detém inúmeras formações realizadas no âmbito da área de enfermagem e da área da Gestão e Administração dos Serviços de Saúde de onde destaca: Legislação do Trabalho, Sistemas de Informação, Qualidade em Saúde, Indicadores de Gestão em Enfermagem, Liderança, Gestão de Conflitos, Gestão de recursos humanos e materiais, Delegação de Competências, Criatividade e Inteligência Emocional, Comportamento Humano nas Organizações, Reformas na Saúde, Avaliação do Desempenho, entre outros.
Outras atividades relevantes
Integra diversos grupos de trabalho como: Comissão da Qualidade e Segurança do ACES Porto Ocidental (Despacho n.º 3635/2013); o Grupo de Gestão do Risco e Controlo de Infeção; Unidade Coordenadora Funcional da Criança e do adolescente; Unidade Coordenadora Funcional da Mulher, Materna e Neonatal; Embaixatriz da PDS profissional. Colabora com a Equipa Regional de Apoio Norte, desde 2016, como auditora do desenvolvimento organizacional das unidades de saúde familiares no âmbito das candidaturas a modelo B.
Participou na organização e em Comissões Cientificas de diversas Jornadas e fez apresentação de diversas Comunicações, tem publicação de diversos artigos no domínio da Enfermagem. Elaborou e apresentou pósteres em eventos científicos e integrou o Júri de concurso público. Orientou e avaliou de alunos em estágio (ensino pré e pós-graduado em enfermagem).
Fez a tradução do livro para português “Notas Sobre Enfermagem” de Florence Nightingale.
Foi membro dos órgãos sociais da Ordem dos enfermeiros no mandato 2012/2015 exercendo funções de Vice-presidente do Conselho Fiscal Nacional da Ordem dos enfermeiros.
Experiência internacional
Teve contacto direto com os modelos de gestão, projetos e atividades desenvolvidas nas instituições em causa, da estrutura física e humana e do Serviço Nacional de Saúde de cada País, onde realizou as seguintes visitas institucionais: – Clínica Universidad de Navarra – Pamplona, Espanha; Visita ao NHS de Birmingham, Inglaterra; Visita ao COREN de S. Paulo e ao Centro de aprimoramento de enfermagem (s. Paulo); Hospital Arquiteto Marcide – Professor Novoa Santos, Hospital Básico da Defesa, Hospital Xeral de Caransa e Centro de Saúde de Neda em Ferrol (A Coruña) – Espanha; Centro de Parto Natural FoderiKet pertencente ao RikhospitaletHospital, Oslo, Noruega; Maternidade de Estocolmo – Suécia; Hospital e Centro Saúde de Örnsköldsvik – Suécia;
Em 2017 participou no programa HOPE Exchange – Hospital Maasstad – Roterdão Sul/Países Baixos.»