19-03-2019
O Programa Nacional de Avaliação Externa da Qualidade (PNAEQ), coordenado pelo Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge, através do seu Departamento de Epidemiologia, promove, dia 4 de abril, nas suas instalações em Lisboa, uma reunião com os participantes nos programas no âmbito da Fase Pré-Analítica e de Testes Rápidos (Point-of-Care Tests). A iniciativa tem como principal objetivo discutir os resultados dos participantes nestes programas em 2018.
Destinado a laboratórios de análises clínicas, patologia clínica, farmácias comunitárias e centros de rastreio participantes no PNAEQ, o encontro contará com a presença de especialistas nacionais e internacionais. Serão debatidos temas da Fase Pré-Analítica (metodologia e automatização), boas práticas laboratoriais para benefício do utente, e dos Testes Rápidos, com apresentação de casos práticos e experiências de participantes do PNAEQ na Rede de Rastreio e na Região Autónoma dos Açores, assim como interpretação de relatórios de desempenho.
A participação no encontro é gratuita, mas carece de inscrição através do preenchimento do seguinte formulário. Para mais informações, consultar o programa da reunião.
O PNAEQ disponibiliza atualmente 259 programas de avaliação externa de qualidade laboratorial nas áreas clínica, POCT (point of care test), genética, anatomia patológica, ecotoxicologia, microbiologias do ar, águas, alimentos e areias. A participação nestes programas, que é voluntária e confidencial, permite aos laboratórios, públicos e privados, através da comparação dos seus resultados, monitorizar e implementar a melhoria da qualidade analítica.
Criado em 1978, o PNAEQ promove, organiza e coordena, de forma independente, programas de avaliação externa da qualidade laboratorial. Os Programas de Avaliação Externa da Qualidade são uma ferramenta crucial que beneficia os laboratórios participantes, através da identificação e avaliação das capacidades dos laboratórios, orientando-os nas ações corretivas e melhorias, assim como através da formação contínua do pessoal do laboratório nos métodos de diagnóstico padrão de forma a contribuir para o aumento da perceção dos sucessos e mudanças na prática do laboratório.