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PNAEQ: Reunião de participantes Fase Pré-Analítica e Testes Rápidos – INSA

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19-03-2019

O Programa Nacional de Avaliação Externa da Qualidade (PNAEQ), coordenado pelo Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge, através do seu Departamento de Epidemiologia, promove, dia 4 de abril, nas suas instalações em Lisboa, uma reunião com os participantes nos programas no âmbito da Fase Pré-Analítica e de Testes Rápidos (Point-of-Care Tests). A iniciativa tem como principal objetivo discutir os resultados dos participantes nestes programas em 2018.

Destinado a laboratórios de análises clínicas, patologia clínica, farmácias comunitárias e centros de rastreio participantes no PNAEQ, o encontro contará com a presença de especialistas nacionais e internacionais. Serão debatidos temas da Fase Pré-Analítica (metodologia e automatização), boas práticas laboratoriais para benefício do utente, e dos Testes Rápidos, com apresentação de casos práticos e experiências de participantes do PNAEQ na Rede de Rastreio e na Região Autónoma dos Açores, assim como interpretação de relatórios de desempenho.

A participação no encontro é gratuita, mas carece de inscrição através do preenchimento do seguinte formulário. Para mais informações, consultar o programa da reunião.

PNAEQ disponibiliza atualmente 259 programas de avaliação externa de qualidade laboratorial nas áreas clínica, POCT (point of care test), genética, anatomia patológica, ecotoxicologia, microbiologias do ar, águas, alimentos e areias. A participação nestes programas, que é voluntária e confidencial, permite aos laboratórios, públicos e privados, através da comparação dos seus resultados, monitorizar e implementar a melhoria da qualidade analítica.

Criado em 1978, o PNAEQ promove, organiza e coordena, de forma independente, programas de avaliação externa da qualidade laboratorial. Os Programas de Avaliação Externa da Qualidade são uma ferramenta crucial que beneficia os laboratórios participantes, através da identificação e avaliação das capacidades dos laboratórios, orientando-os nas ações corretivas e melhorias, assim como através da formação contínua do pessoal do laboratório nos métodos de diagnóstico padrão de forma a contribuir para o aumento da perceção dos sucessos e mudanças na prática do laboratório.

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