3º Congresso de Controlo da Qualidade Laboratorial para Países de Língua Portuguesa

imagem do post do 3º Congresso de Controlo da Qualidade Laboratorial para Países de Língua Portuguesa

01-04-2019

O Instituto Nacional de Saúde de Moçambique e o Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge promovem, entre os dias 27 e 31 de maio, em Maputo, a terceira edição do Congresso de Controlo da Qualidade Laboratorial para Países de Língua Portuguesa (CCQL-PLP). O evento tem como objetivo promover a formação e o debate com vista à harmonização de procedimentos e metodologias de controlo da qualidade, conducentes à melhoria do diagnóstico laboratorial com benefício direto para as instituições e para a população em geral dos países envolvidos.

programa do 3º CCQL-PLP, que terá lugar no Centro de Conferências Internacional Joaquim Chissano, prevê a realização de cursos teóricos e teórico-práticos de controlo da qualidade interno, avaliação externa da qualidade, estatística básica aplicada ao controlo da qualidade, cálculo do erro total e incertezas, validação de métodos e referenciais normativos, entre outros temas técnico-científicos. Os interessados em apresentar comunicações deverão fazer a submissão dos respetivos resumos até 15 de abril.

O Instituto Ricardo Jorge possui um histórico de mais de 40 anos no desenvolvimento e implementação de competências na área da qualidade laboratorial, controlo da qualidade interno e avaliação externa da qualidade, nomeadamente através do Programa Nacional de Avaliação Externa da Qualidade laboratorial (PNAEQ), cuja fase inicial contou com o apoio da Organização Mundial de Saúde. No sentido de dar continuidade a este trabalho e no âmbito da função de formação e difusão do conhecimento, teve início em 2015 o Projeto de Melhoria da Qualidade Laboratorial para Países de Língua Portuguesa (ProMeQuaLab).

O ProMeQuaLab, que visa a melhoria da qualidade nos laboratórios de medicina laboratorial em países de língua oficial portuguesa, contempla a organização de um congresso bianual com foco na qualidade laboratorial para os países de língua portuguesa. Pretende-se com esta iniciativa reunir profissionais e peritos na área, no sentido de apresentar e debater o “estado da arte”, assim como difundir e promover a implementação das melhorias adequadas.