01/04/2019
As sessões psicopedagógicas para familiares e cuidadores, realizadas pelo Serviço de Psiquiatria Geriátrica do Centro Hospitalar Psiquiátrico de Lisboa (CHPL) terminam, no dia 17 de março com a sessão dedicada a «Cuidar do Cuidador», a decorrer pelas 12h30, no Pavilhão 21, Parque da Saúde, em Lisboa.
Ao longo de 15 sessões de grupo de grupo, orientadas por técnicos que apresentam o tema e dinamizam a discussão aberta aos participantes, podem ser abordadas questões como:
- O que é a demência e que consequências?
- Como posso ajudar o meu familiar?
- Que tipo de apoios sociais existem?
- Estou cansado, como posso ser ajudado?
De acordo com o CHPL, a Psiquiatria Geriátrica como valência da Psiquiatria, passou a ser na maior parte dos países desenvolvidos, uma necessidade social e de saúde pública.
A intervenção em Psiquiatria Geriátrica assume como principais objetivos:
- Restauração da saúde;
- Diagnóstico precoce;
- Otimização da cognição e da capacidade funcional;
- Deteção e tratamento dos sintomas comportamentais e psicológicos.
Apesar de Portugal ser o 4.º país com maior percentagem de população idosa da Europa, no início deste século a Psiquiatria Geriátrica não tinha quase expressão contrastando com outros países desenvolvidos.
O Serviço de Psiquiatria Geriátrica do Centro Hospitalar Psiquiátrico de Lisboa, tem várias valências: Internamento, Unidade de Diagnóstico e Intervenção, Área de Dia recebendo utentes do exterior e do internamento e da Consulta Externa de Psiquiatria Geriátrica, Neuropsiquiatria, Psicologia Geriátrica e Consulta do Cuidador.
Para saber mais, consulte:
- Folheto Informativo
- Centro Hospitalar Psiquiátrico de Lisboa – http://www.chpl.pt/