05/04/2019
No dia 5 de abril comemora-se o Dia Nacional do Doente com Artrite Reumatoide. A data foi instituída, em 1999, pelo Ministério da Saúde tendo em conta o elevado número de pessoas que, em Portugal, padecem da doença.
A instituição da data comemorativa teve também em consideração «a necessidade de sensibilizar os cidadãos portugueses para os problemas de ordem pessoal, familiar e profissional que, diariamente, afligem quantos sofrem deste reumatismo crónico».
Para assinalar a data, a Associação Nacional de Doentes com Artrite Reumatoide (ANDAR) promove amanhã, dia 6 de abril, a XIX edição das suas Jornadas, um momento em que doentes, reumatologistas, políticos e responsáveis pela saúde pública em Portugal se juntam para refletir sobre o panorama desta doença.
A conferência de abertura do evento, a decorrer no Hotel Altis, em Lisboa, entre as 9 e as 18 horas, é dedicada ao tema «A importância dos Centros de Investigação Clínica».
Ainda, em discussão constam temas como novas tecnologias em saúde, políticas de saúde centradas no doente, entre outros.
A artrite reumatoide é uma doença reumática inflamatória crónica de etiologia desconhecida.
Ocorre em todas as idades e apresenta, como manifestação predominante, o envolvimento repetido e habitualmente crónico das estruturas articulares e periarticulares. Pode, contudo, afetar o tecido conjuntivo em qualquer parte do organismo e originar as mais variadas manifestações sistémicas.
Quando não tratada precoce e corretamente, a artrite reumatoide acarreta, em geral, graves consequências para os doentes, traduzidas em incapacidade funcional e para o trabalho.
Tem elevada comorbilidade e mortalidade acrescida em relação à população em geral.
Para saber mais, consulte:
- ANDAR > XIX Jornadas
- Sociedade Portuguesa de Reumatologia – www.spreumatologia.pt/