CHULC: Provedor do doente irá representar os interesses dos doentes e famílias

22/04/2019

No âmbito das comemorações do Dia Europeu dos Direitos dos Doentes, que se assinalou a 18 de abril, o Centro Hospitalar Universitário de Lisboa Central (CHULC) criou a figura de Provedor do Doente, que terá como preocupação central ouvir ativamente e dar resposta aos doentes que procuram ajuda e esclarecimento sobre o atendimento e cuidados prestados em todas as áreas clínicas que compõem o centro nos seus seis polos hospitalares.

O Estatuto do Provedor, entretanto aprovado, enquadra-se na mudança de paradigma que se pretende aplicar ao novo Hospital de Lisboa, a construir na zona oriental, e que tem como princípio-base trazer o doente para o processo de decisão. O Provedor, na sua função de dar voz aos cidadãos que recorrem ao hospital, levará em conta os atuais desafios do Serviço Nacional de Saúde, que passam pelo recrudescimento das exigências da comunidade, pelo aumento das tecnologias na prestação de cuidados de Saúde, a par de uma maior longevidade e de uma acrescida incidência das doenças crónicas.

A resposta a estes desafios exige um envolvimento mais incisivo do doente e da sua família nas instituições de saúde, permitindo potenciar o sentimento de confiança e o grau de satisfação dos cidadãos. O Provedor do Doente, atuando como seu representante junto do Conselho de Administração, constitui peça essencial deste modelo mais participado, em que “o hospital segue o doente”, e não o contrário, e em que se aposta no desenvolvimento das relações doente-hospital, antecipando as necessidades, programando a atividade de acordo com as caraterísticas específicas dos doentes e ativando os recursos internos de forma integrada.

Para o exercício das suas funções, o Provedor do Doente, cujo nome será brevemente anunciado, contará com todas as estruturas do CHULC, nomeadamente o Gabinete Jurídico e Gabinete do Cidadão. Ao Provedor do Doente compete, entre outras funções:

  • Representar os interesses dos doentes e suas famílias;
  • Solicitar todos os esclarecimentos e informações a quaisquer estruturas do CHULC que têm o dever de os prestar;
  • Reunir com o Conselho de Administração com vista à correção de condutas e melhoria contínua dos cuidados;
  • Assinalar dificuldades e obstáculos a uma melhor prestação assistencial e propor soluções;
  • Apresentar propostas para a divulgação dos direitos dos doentes e planos de ação para a informação dos utentes e famílias.

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