22-05-2019
No âmbito do projeto IDRisk, pretende-se a criação de um sistema ou ferramenta capaz de interpretar linguagem corrente portuguesa sendo a fonte de dados descrições de géneros alimentícios, e a partir dela classificar as palavras e as relações entre as mesmas de modo a que se consiga fazer ligação entre o texto em português e o sistema de classificação e descrição de alimentos criado pela entidade europeia EFSA, denominado FoodEx2.
O objetivo será criar um sistema capaz de identificar e classificar com muita precisão os alimentos descritos em português de modo a que se possa progredir pela hierarquia de modo a obter o código que mais detalha o alimento. Este sistema de classificação a ser desenvolvido deverá ser integrado numa plataforma web já existente onde é feita a gestão e o tratamento dos dados que terão de ser mapeados para códigos em FoodEx2.
A bolsa terá à duração de 12 meses, com início 22 de julho de 2019, eventualmente renovável até ao limite de duração do projeto. O trabalho será desenvolvido no Departamento de Alimentação e Nutrição do Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge. Para mais informações, consultar aviso de abertura do concurso.