12-06-2019
A realização de ensaios de resistência aos inseticidas e acaricidas e o estudo de medidas de controlo testadas a nível, bem como a identificação entomológica do resultado de colheitas sistemáticas efetuadas nas regiões do Algarve e do Alentejo, no âmbito do programa REVIVE (Rede Nacional de Vigilância de Vetores), coordenado pelo Instituto Ricardo Jorge, são algumas das atividades a desenvolver ao abrigo deste acordo, entre outras.
Na ocasião, foram ainda assinados protocolos com outras entidades de saúde como o Instituto Português do Sangue e da Transplantação (IPST), o Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) e os Serviços Partilhados do Ministério da Saúde, com vista a descentralização de serviços de instituições de carácter nacional da área da saúde para o Algarve.
Criado em 2016, o ABC – Algarve Biomedical Center é um projeto inovador, com um investimento na ordem dos 16 milhões de euros, que será complementado com financiamento dos fundos europeus. Inovação, investigação, educação, saúde e turismo são as principais componentes desta iniciativa que vai integrar um polo na cidade de Loulé e outro em Vilamoura.