A Associação Portuguesa de Esclerose Lateral Amiotrófica (APELA) assinala o Dia Mundial da Esclerose Lateral Amiotrófica com uma ação de consciencialização que visa consciencializar sociedade civil, corpo político e clínico para o impacto provocado pela ELA, não só sobre doentes mas também sobre os cuidadores que os acompanham.
Na senda desta abordagem, a Associação pretende sensibilizar os públicos suprarreferidos para a importância da criação de um estatuto para o cuidador informal, através da promoção de uma reflexão que permita apresentar as lacunas que existem no âmbito da prestação de cuidados de saúde junto desta população e compreender quais os caminhos que podem ser trilhados e quais as estratégias que podem ser adotadas para salvaguardar os direitos e a dignidade das pessoas que cuidam e daquelas que são cuidadas, sobretudo quando confrontadas com o diagnóstico de uma doença incurável e incapacitante como a ELA.
O evento terá lugar no Fórum Picoas, em Lisboa, na tarde do próximo dia 21 de Junho. A entrada é gratuita mas implica inscrição prévia para comunicacao@apela.pt.
Mais informação pode ser obtida no website da APELA.