Site icon A Enfermagem e as Leis

Novas unidades de saúde inauguradas em Peniche e na Benedita

26/06/2019

A Ministra da Saúde, Marta Temido , acompanhada pelo Presidente da Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo (ARSLVT), Luís Pisco, inaugurou hoje, dia 26 de junho, Unidade de Saúde de Peniche e da Unidade de Saúde da Benedita.

As cerimónias de inauguração decorreram às 11 horas, em Peniche, e às 12h30, na Benedita.

As novas unidades integram-se no Agrupamento de Centros de Saúde (ACES) Oeste Norte e vêm melhorar as condições assistenciais para profissionais e para a população das duas localidades.

A Unidade de Saúde de Peniche, que sofreu uma renovação profunda do edifício onde funcionava o centro de saúde, tem capacidade para cerca de 30.200 utentes. A obra foi promovida pela ARSLVT e representa um investimento superior a 900 mil euros, cofinanciado pela Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo (15%) e por fundos comunitários do Portugal 2020 (85%).

Esta unidade integra, no mesmo edifício, várias unidades funcionais: Unidade de Saúde Familiar (USF) Marés, Unidade de Cuidados de Saúde Personalizados (UCSP), Unidade de Cuidados na Comunidade (UCC), Unidade de Recursos Assistenciais Partilhados (URAP) e Unidade de Saúde Pública (USP) de Peniche, além da Unidade de Intervenção Local de Peniche nos Comportamentos Aditivos e nas Dependências.

A equipa desta unidade de saúde conta 9 médicos de família, 1 médico de saúde pública, 18 enfermeiros, 1 assistente social, 1 higienista oral e 7 assistentes técnicos.

A Unidade de Saúde da Benedita, construída totalmente de raiz, vai alojar a USF Santa Maria Benedita e os seus 9.596 utentes atualmente inscritos. As novas instalações permitem substituir o edifício com deficientes condições estruturais onde, desde há muitos anos, funcionava aquela USF.

A obra foi promovida pela Câmara Municipal de Alcobaça e representa um investimento de cerca de 1.900 mil euros, cofinanciado pela ARLVT (15%) e por fundos comunitários do Portugal 2020 (85%).

A equipa que agora ganha novas instalações é composta por 5 médicos de família, 5 enfermeiros e 4 assistentes técnicos.

O ACES Oeste Norte desenvolve as suas atribuições na área territorial correspondente aos Municípios de Alcobaça, Nazaré, Caldas da Rainha, Óbidos, Peniche e Bombarral. É um ACES que abrange uma área geográfica correspondente a 1.056,7 km².

Este ACES é atualmente constituído por 6 UCSP, 9 USF, 3 UCC, 1 USP e 1 URAP, num total de 56 postos de atendimento.

Para saber mais, consulte:

Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo, IP > http://www.arslvt.min-saude.pt

Exit mobile version