16/07/2019
O Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC) tem mais quatro serviços reconhecidos pelo modelo de certificação ACSA, com os quais promove a confiança dos cidadãos e fortalece a confiança dos profissionais.
O Modelo de acreditação ACSA (da Agência de Qualidade Sanitária da Andaluzia), aprovado pelo Ministério da Saúde, foi adotado pela Direção-Geral da Saúde (DGS) por ser o que melhor se adapta aos critérios definidos na Estratégia Nacional para a Qualidade em Saúde e por ser um modelo consolidado e reconhecido.
Segundo o CHUC, os Serviços de Neurologia e o Centro de Referência de Epilepsia Refratária foram acreditados em maio e o Serviço de Cardiologia Pediátrica e o Centro de Referência de Cardiopatias Congénitas em junho.
Os serviços de Cuidados Intensivos Pediátricos, a Unidade de Cirurgia de Ambulatório, o Centro de Referência de Onco-Oftalmologia (retinoblastoma e melanoma ocular) e o Centro de Responsabilidade Integrada de Oftalmologia, também estão acreditados desde 2016.
De acordo com o CHUC, o modelo de Certificação do Ministério da Saúde visa reconhecer a qualidade das instituições prestadoras de cuidados de saúde e promover o seu empenho voluntário na melhoria contínua, de forma a consolidar a cultura da qualidade e segurança em todo o Serviço Nacional de Saúde (SNS).
O certificado que é outorgado aos serviços atesta a conformidade com os ‘standards’ estabelecidos e os demais requisitos do modelo de certificação de Unidades de Saúde do Ministério da Saúde, acrescenta o CHUC.
Visite:
Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra – http://www.chuc.min-saude.pt