Os profissionais de Saúde do Serviço Nacional de Saúde vão ter acesso permanente a informação cientificamente validada a partir de 4 de outubro. Esta informação sobre saúde será disponibilizada gratuitamente online, através de sistemas de apoio à decisão clínica, uma forma de garantir a formação contínua aos profissionais.
Este projeto surge na sequência do protocolo assinado entre o Ministério a Saúde e a Ordem dos Médicos, no ano passado, respondendo à necessidade de identificar a informação com evidência e melhorar a literacia em saúde.
No dia 15 foi dado mais um passo, com a entrada em vigor do acordo-quadro que selecionou os fornecedores habilitados a disponibilizar informação certificada, permitindo agora desenvolver os processos de aquisição para estes serviços.
Numa primeira fase, terão acesso os profissionais de saúde do SNS, sendo posteriormente alargado o acesso a todo o sistema de saúde e, mais tarde, a todos os cidadãos.
O Ministério da Saúde através da Administração Central do Sistema de Saúde, dos Serviços Partilhados do Ministério da Saúde e da Direção-Geral da Saúde, cumpre assim o compromisso assumido de melhorar a capacitação dos profissionais de saúde e dos cidadãos, dando continuidade à atual política de transparência.
Ao disponibilizar aos profissionais de saúde a melhor evidência científica, pretende-se incrementar a prescrição racional de medicamentos e dispositivos médicos, a tomada de decisão mais informada e a prestação de melhores cuidados de saúde.
Os cidadãos terão também acesso a informação fidedigna, com o “selo” de qualidade da Direção-Geral da Saúde, que será um contributo para o aumento da literacia e da capacitação para as melhores escolhas em saúde.
Lisboa, 16 de julho de 2019