18-07-2019
Para discutir algumas das responsabilidades relacionadas com a presidência desta área de trabalho durante o ano 2019-2020, o Instituto Ricardo Jorge recebeu, dia 5 de julho, a visita de Mark van Passel, investigador do Instituto Nacional de Saúde Pública e Meio Ambiente (RIVM) da Holanda e atual coordenador do “Action Package Prevention 3- Biosafety and Biosecurity“. A coordenação deste Programa de Ação será assegurada por Sofia Núncio, responsável pela Unidade de Resposta a Emergências e Biopreparação (UREB) do Departamento de Doenças Infeciosas.
Coordenada pelos EUA, a GHSA é uma parceria entre mais de 60 nações, organizações internacionais e agentes públicos e privados, visando acelerar o progresso da sociedade em direção a um mundo seguro e protegido contra as ameaças das doenças infeciosas e promover a segurança global da saúde como uma prioridade da segurança internacional. A GHSA está organizada em função de três eixos de intervenção: Prevenção; Deteção; Resposta.
Estes eixos englobam onze action packages considerados prioritários após identificação dos principais riscos para a segurança da saúde global: Surgimento e disseminação de novos micróbios; Globalização do turismo e do comércio; Aumento da resistência aos medicamentos; Potencial para a liberação acidental, roubo ou uso ilícito. Desde a adesão de Portugal a este programa internacional, em 2014, o Instituto Ricardo Jorge, através da UREB, tem colaborado ativamente com a GHSA na área de Biosafety and Biosecurity.