A Direção-Geral de Saúde (DGS), no dia 18 de julho de 2019, realizou uma reunião com a Comissão de Acompanhamento do Acordo de Autorização para a Utilização do Programa de Acreditação de Unidades de Saúde do Modelo ACSA.
A reunião contou com a presença do recém-nomeado Diretor da Agencia de Calidad Sanitaria de Andalucía (ACSA), Eng. Ignacio del Río; Responsável do Planeamento Estratégico da ACSA, Dr. Victor Reyes; Responsável da Certificação da ACSA, Dra. Ângela Palop; Diretor do Departamento da Qualidade na Saúde da DGS, Prof. Doutor Válter Fonseca; Chefe de Divisão da Gestão da Qualidade, Prof. Doutora Anabela Coelho; e, Coordenadora da Equipa de Certificação, Dra. Laura Marques.
Foi confirmada a intenção de estreitar a colaboração, entre ambas as instituições, no âmbito da melhoria continua da qualidade dos sistemas de saúde, através do modelo de certificação ACSA e da análise do desempenho das unidades de saúde certificadas em Portugal. Nos últimos 10 anos, este acordo, permitiu a certificação de mais de 200 unidades de saúde em Portugal, um estímulo crescente para a qualidade do Serviço Nacional de Saúde.