Encaminhamento de doentes não urgentes: ACES Pinhal Litoral e CHL criam sistema de orientação de utentes

02/08/2019

O Agrupamento de Centros de Saúde (ACES) do Pinhal Litoral e o Centro Hospitalar de Leiria (CHL) criaram um sistema de orientação de utentes não urgentes da Urgência Geral do Hospital de Santo André para os cuidados de saúde primários (CSP).

Este projeto arrancou em 1 de agosto e pretende diminuir as falsas urgências, orientando os utentes triados com as prioridades «pouco urgente» (pulseira verde) e «não urgente» (pulseira azul) para os centros de saúde, onde serão atendidos no próprio dia, preferencialmente pelo seu médico de família. Depois de triada a prioridade clínica, o enfermeiro triador informa o doente de que pode ser orientado para o seu centro de saúde e, se este aceitar, é agendada consulta nos CSP. Nesta situação, o doente é dispensado do pagamento da taxa moderadora do serviço de urgência.

Estes utentes representam entre 33% e 50% dos que procuram o serviço de urgência, sendo penalizados com tempos de espera prolongados e exposição desnecessária a outros doentes.

Numa primeira fase experimental, o projeto arranca com a colaboração de 13 de médicos de família de duas unidades de saúde familiar (USF), pretendendo-se o alargamento gradual dos clínicos e das unidades envolvidas, bem como a aplicação também na Urgência Pediátrica.

O projeto tem como grande objetivo encaminhar o utente com doença aguda para o local e profissional que melhor o pode atender nessa situação – o seu médico de família na sua unidade de saúde – que o pode consultar com acesso a todo o seu histórico, com o tempo que lhe é devido. O ACES e o CHL pretendem, assim, diminuir as falsas urgências no Serviço de Urgência Geral do Hospital de Santo André, que sobrecarregam desnecessariamente o serviço, quando os centros de saúde da região investem em horários alargados, com profissionais disponíveis para ver os seus doentes, e quando cerca de 98% dos utentes de Leiria têm médico atribuído.

A sensibilização é outra das grandes metas, esperando-se que, a médio prazo, o doente agudo em situação não urgente se dirija sempre, como primeira opção, ao seu médico de família.

Não estão incluídos no grupo dos doentes triados como verdes ou azuis a serem orientados para os cuidados de saúde primários, os doentes encaminhados pelo Centro de Contacto SNS24, referenciados previamente pelo centro de saúde ou médico assistente, doentes com mais de 75 anos, ou com determinadas patologias específicas, como asma.

Este projeto conjunto faz parte de um grupo de medidas que o CHL e o ACES Pinhal Litoral têm vindo a desenvolver no sentido de reduzir os utentes não urgentes na urgência, para melhorar a resposta aos doentes e responder às suas necessidades – os urgentes e os não urgentes.

Foi desenvolvido após a visita ao Hospital Santa Maria Maior, de Barcelos, com uma comitiva composta por diversos profissionais do CHL e do ACES Pinhal Litoral, para conhecer um projeto semelhante que aquele hospital tem em funcionamento desde o ano passado.

Para saber mais, consulte:

Centro Hospitalar de Leiria – http://www.chleiria.pt/