Para: Divulgação geral
Tipo de alerta: dm
Contactos
- Centro de Informação do Medicamento e dos Produtos de Saúde (CIMI); Tel. 21 798 7373; Fax: 21 111 7552; E-mail: cimi@infarmed.pt; Linha do Medicamento: 800 222 444
05 ago 2019
A Medtronic, fabricante das bombas de insulina MiniMed Paradigm Series e MiniMed 508,identificou potenciais vulnerabilidades ao nível da cibersegurança relacionadas com estas bombas de insulina.
Uma pessoa não autorizada, com conhecimentos técnicos especializados e com o equipamento adequado, pode potencialmente enviar sinais de radiofrequência (RF) para uma bomba de insulina que se encontre próxima conseguindo alterar as definições e assim controlar a administração de insulina. Esta situação pode levar a hipoglicemia (se for fornecida insulina em excesso) ou hiperglicemia e cetoacidose diabética (se não for fornecida insulina suficiente).
Os modelos que podem ser afetados encontram-se descrito em anexo.
Tendo em conta esta situação o fabricante decidiu emitir um aviso de segurança para os utilizadores destas bombas com as seguintes recomendações:
- Manterem sempre a bomba de Insulina e os dispositivos que se ligam à bomba sob o seu controlo;
- Não partilharem o número de série da sua bomba;
- Estarem atentos às notificações, alarmes e alertas da sua bomba;
- Cancelarem de imediato quaisquer bolus não pretendidos;
- Monitorizarem regularmente os seus níveis de glicose no sangue e tomarem as medidas adequadas;
- Não ligarem a bomba a dispositivos de terceiros nem utilizarem qualquer software não autorizado pela Medtronic;
- Retirarem o seu dispositivo CareLinkTM USB do seu computador, quando não estiver a ser utilizado para fazer o download de dados da sua bomba;
- Procurarem de imediato a ajuda de um médico se sentirem sintomas de hipoglicemia grave ou cetoacidose diabética, ou se suspeitarem que as definições da sua bomba ou o fornecimento de insulina se alteraram inesperadamente.
O Infarmed recomenda aos utilizadores que sejam adotadas estas precauções.
Quaisquer incidentes ou outros problemas relacionados com estes dispositivos médicos devem ser notificados à Unidade de Vigilância de Produtos de Saúde do Infarmed através dos contactos: tel.: +351 21 798 71 45; fax: +351 21 111 7559; e-mail: dvps@infarmed.pt.