07/08/2019
O Centro Hospitalar Barreiro Montijo (CHBM) renovou a sua certificação como «Hospital Amigo dos Bebés», obtida pela primeira vez em setembro de 2012, com a adoção de medidas e práticas que implicam uma prestação de cuidados de qualidade e um contributo para a promoção e apoio do aleitamento materno.
Esta certificação reconhecida pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) e pela Organização Mundial da Saúde (OMS) tem como objetivos intervir na melhoria de cuidados e na organização dos serviços, aumentando a taxa de aleitamento materno nos primeiros meses de vida da criança. De referir que no país existem 15 Instituições com este reconhecimento.
O CHBM divulga que tem vários projetos implementados que promovem as orientações dadas pela UNICEF para se ser um «Hospital Amigo dos Bebés». Nomeadamente o projeto «Maternidade com qualidade», implementado no Bloco de Partos, que prevê, benefícios para a mãe e recém-nascido como:
- A ingestão de líquidos durante o trabalho de parto
- Medidas não farmacológicas de alívio da dor
- Musicoterapia
- Hidroterapia
- Massagem
- utilização da bola de Pilates
- Analgesia epidural
- Posições não supinas no trabalho de parto/parto
- Episiotomia seletiva
- Amamentação precoce
- Contacto pele-a-pele na primeira hora de vida
- Ioga durante a gravidez
O centro hospitalar revela ainda que nos Serviços de Obstetrícia e Pediatria funciona o «Cantinho de Amamentação», onde profissionais devidamente habilitados proporcionam às mães lactantes esclarecimento de dúvidas e apoio durante o processo de amamentação. Foi também implementada a Consulta de Enfermagem do Puerpério realizada 48 horas após a alta hospitalar, com o objetivo de apoiar o casal nesta nova fase e na adaptação à amamentação.
Existe ainda uma Linha de Apoio à Puérpera que funciona todos os dias, 24 horas por dia, e é destinada a todos os pais após a alta e até 6 semanas após o parto. Através desta linha a equipa de enfermagem está disponível no sentido de esclarecer dúvidas e diminuir alguma ansiedade inerente a este período, conclui o CHBM.
Para saber mais, consulte:
CHBM > Destaques