22/08/2019
O Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) realizou questionários de satisfação aos seus utentes no primeiro semestre de 2019. Os resultados demonstram que 36% dos inquiridos consideraram a atuação do INEM como excelente e 54% revelaram estar muito satisfeitos com o trabalho realizado pelo Instituto e pelos seus profissionais.
O INEM avalia regularmente a satisfação dos seus utentes através de questionários telefónicos. A amostra é selecionada aleatoriamente quanto ao turno, hora e local, ou operador de atendimento, e abrange os cidadãos que recorrem ao INEM em qualquer região de Portugal Continental.
«A informação referente ao primeiro semestre de 2019, analisada pelo Gabinete de Qualidade do INEM, permite concluir que os utentes do INEM têm uma elevada satisfação para com o serviço prestado pelos profissionais do Instituto».
Contabilizando os inquiridos que consideraram o trabalho do INEM excelente, juntamente com os que ficaram muito satisfeitos e aqueles que ficaram satisfeitos com o trabalho desenvolvido pelos profissionais do Instituto, a satisfação global dos utentes do INEM atingiu os 97% no primeiro semestre de 2019.
Estes questionários analisam diversos aspetos diretamente relacionadas com o atendimento do Centro de Orientação de Doentes Urgentes (CODU), com o serviço prestado pelas equipas de emergência médica no terreno e com o grau de avaliação global do serviço do INEM.
O inquérito resultou da escolha aleatória de 400 chamadas recebidas nos CODU do INEM ao longo do primeiro semestre de 2019. Dos 400 números telefónicos selecionados, 322 (81%) utentes atenderam a chamada do INEM, e destes, 142 (44%) aceitaram responder ao questionário.
Em caso de emergência ligue 112 e colabore com as autoridades
Os inquéritos de satisfação realizados periodicamente pelo INEM permitem ainda aferir quais as áreas da atividade assistencial que os utentes consideraram menos positivas, permitindo ao Instituto desenvolver estratégias para melhorar continuamente o serviço prestado a todos os cidadãos que venham a necessitar de cuidados de emergência médica pré-hospitalares em situações de acidente ou doença súbita.
Em caso de emergência ligue 112 e colabore com as autoridades. «Lembre-se que os meios de emergência médica pré-hospitalar devem apenas ser utilizados em situações de emergência, ou seja, situações em que exista perigo de vida iminente. No caso de não ser necessário enviar um meio de emergência, as chamadas serão encaminhadas para o Centro de Contacto do Serviço Nacional de Saúde (SNS 24) que procederá ao aconselhamento adequado à situação», recorda o INEM.