27/08/2019
O Ministério da Saúde instituiu o Prémio de Saúde Pública Francisco George com o objetivo de distinguir trabalhos e estudos de investigação, inéditos e inovadores, em temas de saúde pública de relevante interesse e impacto para a defesa da saúde pública.
Apenas são admitidos trabalhos e estudos de investigação inéditos, ou seja, todos aqueles que até à data da sua apreciação pelo júri não tenham sido previamente publicados ou premiados em concurso por outra entidade.
Prémio
O Prémio a atribuir é pecuniário, no montante de 5 mil euros, e sempre que o júri considere que se justifica pode ainda atribuir menções honrosas, até ao máximo de duas.
Calendarização
A apresentação das candidaturas decorrerá até 31 de outubro de 2019.
Apresentação de candidaturas
Para apresentar a sua candidatura, deve preencher o formulário e a carta de aceitação nos termos constantes no regulamento e remeter o documento, o curriculum vitae (que não deverá exceder uma folha A4) e o trabalho a concurso para o endereço de correio eletrónico sg@sg.min-saude.pt.
Após a submissão da candidatura, o candidato irá rececionar um e-mail de confirmação.
Júri
- Alexandre Vieira Abrantes, professor da Escola Nacional de Saúde Pública, da Universidade Nova de Lisboa, presidente;
- Sérgio David Lourenço Gomes, da Direção-Geral da Saúde, mestre em Ciências da Enfermagem, pela Universidade Católica;
- Sílvia Cristina Ribeiro Silva, técnica de saúde ambiental da Administração Regional de Saúde do Norte, IP.
Apreciação e seleção
O mérito dos trabalhos e estudos de investigação será apreciado tendo em conta o carácter de originalidade, excelência, aplicabilidade ou utilidade futura, a possibilidade da sua replicação, e a sua relevância e impacto na defesa da saúde pública.
O júri tem competência para decidir da não atribuição do Prémio, caso não reconheça qualidade nos trabalhos apresentados.
Das decisões do júri não há lugar a recurso.
Atribuição do Prémio
O prémio e as menções honrosas, caso tenham sido atribuídas, e respetivos diplomas, serão entregues em cerimónia pública a realizar no Dia Mundial da Saúde.
Autorização para divulgação
A submissão dos trabalhos ou estudos de investigação configura, expressamente, autorização para a sua divulgação, por qualquer meio escrito, eletrónico ou outro.
Publicação dos trabalhos
A Secretaria-Geral reserva-se o direito de divulgar, pelos meios que considere mais adequados, os trabalhos e estudos de investigação candidatos ao prémio.
Para candidatar-se, deve:
Enviar os seguintes documentos, devidamente preenchidos e dirigidos ao Presidente do Júri:
- Formulário de Candidatura
- Curriculum Vitae,
- Trabalho a concurso,
Para o seguinte endereço: sg@sg.min-saude.pt
Consulte:
Despacho n.º 9242/2017 – Diário da República n.º 203/2017, Série II de 2017-10-20
Saúde – Gabinete do Ministro
Cria o Prémio de Saúde Pública Francisco George e aprova o respetivo Regulamento