17/10/2019
A Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo divulga o seu Plano de Contingência Saúde Sazonal (PCSS) – Módulo de Inverno 2019/2020. O PCSS – Módulo Inverno define um conjunto de orientações estratégicas que permitem a preparação e adequação da resposta dos serviços de saúde e dos cidadãos, perante a perspetiva de ocorrência de frio extremo ou de um aumento da incidência de infeções respiratórias.
Este Plano preconiza uma intervenção adequada dos serviços de saúde junto dos grupos mais vulneráveis, informação à população e aos profissionais de saúde sobre as medidas a adotar para minimizar os efeitos das temperaturas extremas sobre a saúde e preparação de recursos específicos na comunidade a serem acionados durante as vagas de frio.
No inverno ocorrem com frequência temperaturas baixas e aumento da incidência das infeções respiratórias na população, com especial destaque para a gripe sazonal, mas outros agentes virais e bacterianos podem coexistir.
Dada a sua localização geográfica, Portugal é um dos países europeus vulneráveis aos fenómenos climáticos extremos.
A colaboração entre diferentes entidades de saúde, a proteção civil, a segurança social e organizações da sociedade civil é fundamental para a obtenção de uma resposta adequada e eficaz aos efeitos do frio e à maior incidência de infeções respiratórias.
O período de vigência do PCSS – Módulo Inverno decorre entre 1 de outubro de 2019 e 30 de abril de 2020, podendo manter-se ativo noutros períodos, em função das condições meteorológicas ou da atividade epidémica de infeções respiratórias.
Para saber mais, consulte:
Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo > Notícias