Mês da prevenção do cancro da mama: unidades do Algarve com ações de sensibilização até  31 de outubro

18/10/2019

A Administração Regional de Saúde (ARS) do Algarve divulga que  decorrem, até ao dia 31 de outubro, atividades no Centro de Saúde de Olhão, dinamizadas pela Unidade de Cuidados na Comunidade (UCC) Olhar+, e em colaboração com outras unidades funcionais daquele Centro de Saúde, com o objetivo de incentivar à prevenção e ao diagnóstico precoce do cancro da mama.

A iniciativa de sensibilização à população abrange atividades como uma exposição inspirada na «Onda Rosa», ideia lançada pela Liga Portuguesa Contra o Cancro da Mama, situada na entrada principal do Centro de Saúde de Olhão, com testemunhos de mulheres que tiveram cancro de mama.

A ação de sensibilização conta também com a distribuição panfletos alusivos à autopalpação da mama, nas salas de espera da Unidade de Saúde Familiar (USF) Mirante, USF Âncora e Unidade de Cuidados de Saúde Personalizados Olhão, e entregues laços rosa, simbólico da data.

A equipa da UCC Olhar+ realizará, ainda, no dia 28 de outubro, pelas 11 horas, na sala de reuniões do Centro de Saúde, em colaboração com médicos da USF Mirante, uma sessão de esclarecimento sobre o diagnóstico e a prevenção do cancro da mama.

A «Onda Rosa» da UCC Olhar+ assinala-se de 15 a 30 de outubro em virtude da existência de duas datas comemorativas, dia 15 é o «Dia Mundial da saúde da Mama» e dia 31 é o «Dia Nacional da Luta contra o Cancro da Mama».

Esta é uma atividade programada no Plano de Atividades da Unidade Funcional da UCC Olhar+, sendo que é realizada também em articulação com juntas de freguesia, a Associação Oncológica do Algarve e a Liga Nacional da luta contra o Cancro.

Para saber mais, consulte:

ARS Algarve > Notícias